21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Tecnologia

Comitê de Desburocratização avalia processos da Transformação Digital nas redes sociais

“O Poder Público está interagindo com as pessoas, se aproximando delas via rede social, para ampliar a divulgação dos serviços públicos, porque esta é a proposta da Transformação Digital”, afirma o diretor, André Luiz Dalo Rosa

teste
Na reunião, os representantes de cada secretaria fizeram as considerações sobre a situação de cada s
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Os integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim, se reuniram, na manhã desta terça-feira (9), no Salão Nobre, para trocar ideias, compartilhar informações e avaliar os processos da 3ª onda de Transformação Digital em cada secretaria, e a divulgação dos serviços públicos nas redes sociais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança e o Gabinete de Transformação Digital.

Na ausência do secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, cumprindo agenda na capital do Estado, a reunião foi coordenada pelo diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa. Na ocasião, Rosa compartilhou informações sobre o curso - Mídias Sociais para Gestores Públicos: Desenvolvimento de Conteúdo e Construção de Relacionamento Humanizado, promovido pelo Instituto de Estudos Municipais, no fim do mês de abril.

Os representantes das secretarias fizeram as considerações sobre a situação de cada setor da administração pública, aspectos que precisam ser melhorados ou que já estão satisfatórios, na divulgação da pauta digital, dos serviços públicos à população.

“Estamos utilizando a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a eficiência dos serviços públicos, por isso, é necessário buscar informações, subsídios, para estruturar a divulgação nas redes sociais. Alcançamos a marca de 72% dos serviços públicos on-line, via site ou aplicativo SysCidadão, mas ainda temos um longo caminho a ser percorrido em áreas com maior complexidade”, explica o diretor.

Ele comenta que a participação no curso trouxe informações técnicas para ajudar a divulgar os serviços públicos e engajar a população nas redes sociais, fazendo uma fonte de informação para a comunidade.

“Por exemplo, as postagens simples, leves, alegres, são importantes porque elas engajam o público. As redes sociais funcionam com algoritmos, têm uma lógica, para ampliar a divulgação dos serviços, o algoritmo não percebe o conteúdo em si, mas o que foi feito com aquele conteúdo, se ele foi compartilhado, curtido, se houve comentários. Então, o Poder Público está interagindo com as pessoas, se aproximando delas via rede social, para ampliar a divulgação dos serviços públicos, porque esta é a proposta da Transformação Digital”, comenta o diretor.

Outro dado importante, acrescenta o diretor, segundo alguns estudos, é que a maior parte do público acessa as informações pelo celular. “Então, além do site, que é a página oficial da prefeitura, os conteúdos têm que ser simples e objetivos, de fácil entendimento, e transformados para cada tipo de rede social para conseguir prender a atenção das pessoas. Por exemplo, se for vídeo, não pode ser longo e precisa ser legendado, em média leva 1,7 segundos para engajar uma pessoa num vídeo”, afirma.

Conforme o diretor, André Luiz Dalo Rosa, a questão central é que com os serviços públicos sendo disponibilizados de forma on-line, via site ou aplicativo SysCidadão, é importante trabalhar com todos os recursos digitais.“Temos que estar atentos a todas as ferramentas, que possam divulgar os serviços públicos, porque nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão”, disse.

 

 

 

 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas