Para quem tem interesse em participar e ainda não fez a sua inscrição junto ao Programa de Incubação do Centro Tecnológico do município, tem até o dia 31 deste mês para poder fazer parte deste que é um grande incentivo ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, com amparo da Lei Municipal de número 7.225 de 29 de março deste ano.
Inscrições
As inscrições são de forma on-line e a seleção ocorre no dia 07 de junho, às 09h junto ao Centro Tecnológico de Erechim, situado na Rua Henrique Salomoni s/n, prédio da Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim, ACCIE, bairro Frinape.
Objetivo
O programa de incubação tem como objetivo principal que empresas, empreendedores e startups, formem ou desenvolvam seus produtos ou serviços, dentro do ambiente do Centro Tecnológico, além disso tem como objetivos específicos de fornecer suporte logístico, gerencial, estrutural, tecnológico e de formação aos empreendedores inovadores, facilitando a criação e o desenvolvimento de empreendimentos e empresas inovadoras no município.
Fomentar o ecossistema de inovação e tecnologia no município, promovendo eventos, treinamentos, cursos e outras atividades que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos incubados(as); identificar e selecionar projetos inovadores com potencial de desenvolvimento e crescimento, oferecendo-lhes suporte e orientação especializados para transformá-los em negócios bem-sucedidos.
Espaço de trabalho
Também busca oferecer espaço de trabalho, infraestrutura e equipamentos para startups e outras empresas que estejam iniciando suas atividades, ajudando-as a reduzir custos e aumentar sua produtividade; facilitar a criação de parcerias entre startups e outras empresas locais, regionais e nacionais, contribuindo para a formação de uma rede de negócios.
Fornecer mentoria, treinamento e capacitação para empreendedores e suas equipes, ajudando-os a adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios do mercado de tecnologia e inovação, conforme disponibilidade; promover a cultura de inovação e empreendedorismo no município, incentivando a criação de novas empresas e a geração de empregos de qualidade na região.
Avaliação das propostas
Para o atendimento dos requisitos do edital serão avaliadas as propostas de incubação, observando-se os seguintes critérios como, se há equipe necessária para executar o modelo ou projeto ao qual está se comprometendo; se existe a viabilidade técnica do objeto; o grau de inovação e a viabilidade mercadológica.
Conforme a Lei Municipal n. 7.225, de 29 de março de 2023, as empresas incubadas, após assinatura do Termo de Incubação, deverão pagar uma taxa de 02 URM/m2 mensais, a título de contraprestação no custeio das despesas ordinárias e operacionais do Centro Tecnológico. O programa de incubação terá duração máxima de 24 meses, a contar a partir da data da assinatura do termo, prorrogáveis, uma única vez, por 12 meses, desde que justificadamente.
Certificação
Ao final do programa de incubação, a empresa incubada que obtiver participação em todos os eixos da metodologia empregada, receberá certificação de graduação e deverá contribuir, semestralmente, com o valor de 1,5%, calculados sobre o seu lucro líquido, apurado com base na Demonstração do Resultado do Exercício do último semestre ou dos últimos semestres que ainda não foram computados, os quais serão apurados e cobrados por igual período ao que o empreendimento participou do programa. O número de vagas disponibilizadas para o programa de incubação é de 5 vagas.
Processo de transição
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, a Incubadora Tecnológica está em processo de transição para Centro Tecnológico, mas, mesmo assim, com inscrições abertas para seleção de pessoas físicas e jurídicas para entrar no programa de incubação. “Se você tem uma empresa, ou conhece alguém que tenha um projeto, startup ou é empreendedor e possui produtos ou serviços, que considera inovador, participe, compartilhe, auxilie a consolidar o ambiente de inovação no município de Erechim. O objetivo fomentar e estruturar esta área no município para gerar mais empregos”, ressalta o secretário.