Os dez jovens e a presidente do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, Daniele Balvedi Corradi que estão na Coreia do Sul para participarem do 25º Jamboree Mundial, estão vivendo todas as emoções e atividades deste que é um dos maiores eventos escotista do mundo e que reúne nesta edição 45 mil jovens participantes de 167 países. Somente do Brasil são 1061 jovens divididos em 22 tropas.
O evento acontece a cada quatro anos em um país diferente. Na Coreia do Sul foi montada uma área de aproximadamente 8,5 km2 e perímetro de 16km, onde os jovens irão participar de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, irão cozinhar, montar o próprio acampamento, viverão momentos de compreensão da cultura e espiritualidade de diversos países, bem como atividades relacionadas a tecnologia, entre outras, orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
“Draw your dream!” (Desenhe seu sonho!) é o tema deste acampamento. Estimulando nos jovens seu processo de autonomia, independência, como buscadores de seus sonhos alinhados à construção de um mundo de amizade e paz, para que juntos dos novos irmãos escoteiros que conhecerão durante o Jamboree sejam contemplados por uma grande corrente de alegria e amor sem precedentes.
Logo que representa o Evento
Para auxiliar na criação do logo do contingente que representa os jovens e os países que estão participando, como uma espécie de standart, foram realizados grupos de discussão com jovens e adultos das 5 regiões do país para entender o que melhor representaria o Brasil.
Foi levado em conta a dimensão continental de nosso país que faz com que seja impossível pensar em símbolos únicos que representem toda diversidade de povos, tradições, culturas, danças, comidas e paisagens que há aqui. E o que mais se ouviu nas entrevistas foi que o brasileiro, assim como o país, é uma mistura de coisas, crenças e gostos. Portanto foi definido que o tema a ser explorado pela identidade do contingente brasileiro seria o Folclore!
A Associação Escoteira da Coreia sediou outro Jamboree Escoteiro Mundial, o 17º Jamboree, em 1991, em Monte Sorak, na região norte do país. O 17º Jamboree Escoteiro Mundial foi o primeiro Jamboree Mundial a incluir a Aldeia de Desenvolvimento Global, agora uma referência dos eventos do Escotismo Mundial. A Aldeia desafia os jovens a aprender sobre problemas globais e a trabalhar em prol de um mundo melhor.
Estrutura
Além de plano, o local do Jamboree conta com ruas internas para deslocamentos de um lado para outro. O campo do Jamboree está distribuído em Aldeias (Hubs) e subcampos. As Tropas (jovens e seus escotistas) ficam nos subcampos enquanto todos os demais adultos estão designados nos seus respectivos hubs: IST ou CMT.
Estande da comunidade lusófona
Os Escoteiros do Brasil estão compartilhando um estande com os países da comunidade lusófona. Esse estande está localizado juntamente com todas as demais organizações membro, no Centro Escoteiro Mundial. O Estande é o principal ponto de encontro do Contingente Brasileiro e de contato com a coordenação do contingente. Durante o Jamboree as tropas fazem as suas apresentações folclóricas no estande e Centro Mundial.