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Atividades de formação continuada sobre temática africana e afro-brasileira são realizadas em Barão de Cotegipe

Os encontros tiveram como objetivo apresentar questões teóricas e metodológicas a leitura crítica exploratória

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Formação continuada em Barão de Cotegipe
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Nos dias 28 e 29 de agosto, o professor Fabiano Tadeu Grazioli realizou atividades de formação continuada junto aos professores da Rede Pública Municipal de Barão de Cotegipe/RS. “A temática africana e afro-brasileira na literatura para a infância”, foi tratada junto ao grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no primeiro dia e, junto aos professores da Educação Infantil, no segundo dia. Os encontros tiveram como objetivo apresentar questões teóricas e metodológicas que levassem os professores a realizar uma leitura crítico exploratória de obras importantes da literatura infantil nas quais os autores e ilustradores representam personagens negros e aspectos das culturas africana e afro-brasileira. Atividades dessa natureza são um modo de contemplar a Lei 10.630 de 2003, que orienta o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas do país.

Tal perspectiva se torna importante, principalmente, na mediação de obras literárias que compõem os acervos das bibliotecas escolares, as quais precisam da mediação dos professores para serem lidas ou, então, compreendidas dentro de um contexto que valoriza os aspectos culturais que apontam para a identidade dos povos africanos e afro-brasileiros. Os acervos das bibliotecas escolares, atualmente, contam com obras literárias de importante valor no que tange às temáticas em questão, quase sempre enviadas por meio de programas de leitura, como o Programa Biblioteca na Escola (PNBE), que funcionou por mais de vinte anos, e pelo PNLD-Literário, em funcionamento desde 2018.

A partir das reflexões propostas, no segundo momento dos encontros, o professor Fabiano Tadeu Grazioli – que tem Doutorado em Letras e é docente pesquisador na área de Literatura para a infância e formação de leitores –, propôs leitura de um apanhado de livros literários sobre a temática do encontro. Em conjunto, foram observadas tais coordenadas, durante a leitura e o debate sobre as obras, algumas trazidas do acervo da biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Rosa, onde as atividades acorreram. Além dessas, um acervo de obras que ainda não estão nas bibliotecas escolares foi disponibilizado para as atividades pela Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda., por meio da qual o professor Fabiano realiza as atividades formativas, produtora que vem atuando na área da Literatura para a Infância e a Juventude na interface da formação de leitores, que possui um acervo de quase duas mil obras de literatura para esse público.

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