21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Cultivo às tradições e preservação da história em Erebango

O sábado (9) foi marcado pela geração e distribuição da Chama Crioula, além da apresentação de um memorial construído no Cemitério do Combate

teste
Distribuição da Chama Crioula em Erebango
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Um dia histórico no sentido literal da expressão que ganhou destaque no sábado (9), no interior de Erebango. O cenário, um patrimônio denominado Cemitério do Combate, que recebeu em seu entorno, centenas de cavaleiros de 31 entidades tradicionalistas. O tempo chuvoso reiterou a bravura de quem percorreu longas distâncias para seguir a tradição e compartilhar de mais um momento especial que marcou a geração e distribuição da Chama Crioula 2023 e, ainda, lembrou o centenário da Revolução de 1923, celebrado no dia 13 de setembro do corrente ano.

O ato, organizado pela prefeitura juntamente à 19ª Região Tradicionalista,  foi aplaudido por autoridades, representantes de entidades e a comunidade em geral, que foram recebidas pelo prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero; vice-prefeito, Flávio Kusz; secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Marinez Tomelero, presidente do Legislativo erebanguense, Alcindo Fernandez Leite, integrantes da corte do município e soberanas da Terceira Idade.

Entre  as lideranças que marcaram presença, o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; o prefeito de Aratiba, Gilberto Hendges; e o prefeito de Paulo Bento, Gabriel Jevinski; tenente Felipe Álvaro Scanagatta, além de membros do Movimento Tradicionalista Gaúcho, como o coordenador da 19ª Região Tradicionalista (RT), Aldair Menosso, diretor da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, Ildo Wagner, que também representou a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Ilva Maria Borba Goulart; vice - presidente de esportes do MTG, Claudemir Bresolin, diretora de Cavalgadas da Região, Jaci Salete Pinto Ribeiro, entre outros.

Valorização da história
A cada pronunciamento, uma expressão se tornou comum: a importância de resgatar e compartilhar informações históricas, que interferem diretamente no que é a sociedade hoje.

O prefeito Valmor agradeceu a presença do público que prestigiou o evento, de modo especial, os cavaleiros que compareceram de diferentes localidades, e salientou que o município recebe a todos com muita alegria. Do mesmo modo, o chefe do Executivo municipal reforçou a importância do trabalho que é desenvolvido pelas entidades tradicionalistas, representadas pelo MTG, o qual envolve crianças e adultos.

“Que possamos manter acesa a chama da tradição rio-grandense. Como forma de recordar a história e contribuir na formação do conhecimento, criamos um Memorial que poderá ser visitado por todas as pessoas que por aqui passarem. De modo intuitivo e com recurso da tecnologia, quem visitar o Cemitério do Combate poderá acessar conteúdos organizados especialmente para esse ano”, declarou.

Ao parabenizar o município pela programação e, de modo especial, pelo projeto do memorial, o presidente da Amau reiterou: “Prefeito Valmor, receba o abraço dos 32 municípios da região. É motivo de satisfação estarmos aqui, neste dia especial, observando os investimentos realizados e que remetem à valorização da história e cultura do povo de nosso Estado. Parabéns a todos os envolvidos”.

Para o diretor da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, Ildo Wagner, o evento cumpriu com uma missão especial de engajar diferentes faixas etárias e compartilhar informações com crianças e jovens, que serão os futuros profissionais e representantes de instituições na sociedade. Da mesma forma, enfatizou que é essencial recordar os fatos que integram a história e poder refletir para termos uma sociedade cada vez melhor e mais evoluída.

Emocionado, o coordenador da 19ª RT, exaltou o quanto é especial vislumbrar o apreço pela cultura, história e a participação de tantos tradicionalistas em ocasiões como a de sábado, que remetem à essência do povo gaúcho. Menosso agradeceu ao município pela acolhida e, também, os cavaleiros pelo entusiasmo e dedicação à cultura.

O espaço do Memorial foi apresentado pelo historiador e professor, Neivo Angelo Fabris, que enalteceu o esforço do poder público em preservar patrimônios históricos e promover ações que impulsionem o conhecimento, a exemplo da recente jornada que reuniu pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral.
Neivo participa da organização do material junto ao publicitário e fotógrafo Beto Hachmann.

Homenagens
Durante a cerimônia, na cruz central do Cemitério, o patrão do CTG Campo Grande, Deomar Schneider, deixou uma coroa em sinal de homenagem aos combatentes e o presidente da Câmara de Vereadores, colocou os lenços vermelho e branco. Já no instante da geração da chama, o diácono Pascoal Pozza, realizou a bênção do símbolo que foi compartilhado com centenas de cavaleiros.

Fiscalização
Para ampliar a segurança no evento, foi realizado o trabalho de inspeção sanitária em quatro pontos de acesso ao local do evento. As ações foram conduzidas pelas equipes da Inspetoria Veterinária - regional e municipal, com apoio de profissionais e acadêmicos da Ideau de Getúlio Vargas. Conforme o médico veterinário, Lucas Centenário, mesmo com a instabilidade do tempo, tudo ocorreu dentro da normalidade e em torno de 300 animais passaram pela vistoria de documentos.

Missa
Ainda na sexta-feira (8), no CTG Campo Grande, os cavaleiros foram recebidos com missa crioula seguida de jantar. A oportunidade contou com a presença especial do padre Valter Girelli e do prefeito de Estação, Geverson Zimmermann.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas