Veículos de diferentes cores, anos, marcas e modelos estiveram em exibição no 1º Encontro de Carros Antigos, no sábado (7) e domingo (8), na praça João Provin Filho, em Maximiliano de Almeida. Apesar da chuva, o final de semana no município atraiu um ótimo público para prestigiar a exibição dos automóveis e visitar a 2ª edição da Feira do Artesanato e Feira do Livro.
Promovida pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio em parceria com o Max Car Club, as atividades desenvolvidas tiveram como objetivo incentivar a comunidade culturalmente e apoiar os artesãos maximilianenses.
“Esse evento além de ficar registrado na história, é muito importante porque fomentou o comércio local. Os artesãos nos procuraram para confeccionar a carteira de artesanato e já estão aguardando a próxima feira. Os jovens empreendedores estão empolgados pois fizeram excelentes vendas. E a população foi presenteada com um evento diferente, onde todas as faixas etárias foram alcançadas”, falou a secretária da pasta, Cassiana Variani.
Os expositores apresentaram seus trabalhos para o público. Gravuras com entalhe em madeira, tecidos bordados, em crochê e tricô, facas, carrinhos e peças decorativas estavam à mostra.
O artesão, Jenuir Lupato, 42, trouxe arte e inovação para a feira. Além da fabricação de móveis sob medida, ele criou, a partir do reaproveitamento de materiais já usados, bicicleta quadriciclo, robôs, helicópteros e aviões de madeira, utilizando sucatas, ferro, baterias e alto-falantes. Alguns itens são equipados com dispositivos de entrada USB, cartão de memória e rádio.
“Comecei há 20 anos a trabalhar com artesanato, aos poucos, e agora estou evoluindo, já tenho mais coisas fabricadas. E quero evoluir cada vez mais com móveis rústicos de madeira. Eles ficam lindos e as pessoas gostam muito do artesanato de madeira”, contou o profissional.
Para o delegado da 11ª Delegacia Regional do Trabalho, Clacir Bonatto, a exposição é um momento para os artesãos exporem seus trabalhos e para estimular o setor tanto na parte econômica quanto na divulgação de seus produtos. “É uma satisfação estar aqui prestigiando esse evento, que a cada edição, vem com um crescimento significativo e temos a certeza que a partir dessa feira muitas outras pessoas irão se engajar conosco e com o município de Maximiliano de Almeida”, afirmou.
Bonatto ainda destacou a importância da confecção da Carteira do Artesão para que seja possível a comercialização de produtos em todo o território gaúcho.
Além das exposições de livros e artesanatos, as crianças e jovens se divertiram em brinquedos radicais, infláveis, cama elástica e simuladores. Também estava disponível um estúdio de tatuagem, e espaços para compra de lanches e bebidas.
Durante a tarde de domingo, foram realizados o sorteio de prêmios e a entrega de troféu para os motoristas dos carros destaque. Ao todo, participaram 43 veículos.
O Max Car Club foi criado neste ano e com a ajuda da administração municipal pode realizar a integração entre os amantes de automóveis antigos.
“Fazer amizades, conhecer pessoas novas, ter um conhecimento de tudo o que se passa nas outras regiões, estamos presentes nos eventos deles e eles nos nossos. Alguns ajudaram, o tempo não colaborou, mas estamos firmes e fortes tentando crescer cada vez mais para que o segundo evento seja melhor ainda”, relatou Manuel Alves da Fonseca, 24, integrante do Max Car Club.
O 1º Encontro de Carros Antigos e a 2ª Feira do Artesanato e Feira do Livro de Maximiliano de Almeida encerraram com muita diversão e música ao vivo.
“O balanço é bem positivo, todos alcançaram os seus objetivos e já estamos definindo a data da próxima edição, que com certeza será um sucesso maior ainda”, finalizou Cassiana.