20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Manteiga ou margarina: qual é a opção mais saudável?

Entenda se mulheres diagnosticadas durante a fase a gestação ou lactação podem amamentar e quais os riscos

teste
manteiga ou margarina.jpg
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

No café da manhã de boa parte dos brasileiros não pode faltar pão com manteiga ou margarina. A dúvida sobre qual das duas opções é a mais saudável divide opiniões. Há diferenças primordiais entre elas, que precisam ser analisadas cuidadosamente no momento da compra e do consumo.

Apesar de a manteiga e a margarina serem saborosas, ambas fazem mal à saúde quando consumidas em excesso, já que elas são feitas com altas quantidades de gordura. Portanto, é de extrema importância conhecer melhor as particularidades de cada uma para saber qual é a melhor opção para você e realizar uma escolha consciente.

Qual é a diferença entre as duas?

A diferença entre manteiga e margarina está, principalmente, na produção. A manteiga é de origem animal, produzida basicamente a partir da nata do leite batida, transformada em creme de leite com soro e glóbulos de gordura. No processo, a parte líquida é retirada e a parte gordurosa restante é a manteiga.

Já a margarina é de origem vegetal, produzida a partir da hidrogenação de óleos vegetais, tais como o milho ou o girassol. No processo acontece a transformação do óleo de líquido para sólido, com a adição de outros produtos para ajudar na sua composição final, como os aditivos.

Tanto a manteiga quanto a margarina são ricas em gordura. Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas.

Parte dessas gorduras, contudo, são transformadas em gorduras trans durante a produção da margarina. Esse tipo de gordura não é muito comum na natureza e é comumente utilizado pela indústria alimentícia para dar cremosidade aos produtos e aumentar a sua duração, principalmente em ultraprocessados, como biscoitos.

Diferença quanto ao modo de uso

Os diferenciais dos dois produtos também estão na destinação culinária. Parte da escolha vai do gosto pessoal de cada um, mas, geralmente, a manteiga é utilizada para dar mais crocância e estrutura para o preparo de cookies, por exemplo. Também é boa para ser consumida com torradas e pães.

Já a margarina é ideal para o preparo de assados, bolos e massas por conta da sua cremosidade e facilidade de se misturar com os outros ingredientes. Além disso, ela tem um sabor mais neutro, o que dá um toque mais equilibrado para a receita.

 

Manteiga ou margarina: qual escolher?

Apesar do senso comum, nem toda gordura faz mal para o organismo. Na verdade, o nosso corpo necessita de alguns tipos para absorver vitaminas e realizar algumas funções fisiológicas.

Grande parte dos nutricionistas afirma que, como a gordura saturada, presente na manteiga, é de origem animal, o nosso organismo a reconhece com mais facilidade, digerindo melhor o alimento. Além disso, ela contém ácidos graxos de qualidade, tais como o ácido butírico, que serve para reduzir inflamações no sistema digestivo.

O que é mais saudável: manteiga ou margarina?

Não podemos dizer, entretanto, que a manteiga é saudável, pois ela pode favorecer doenças cardíacas e o entupimento das artérias, já que aumenta tanto o colesterol ruim quanto o bom.

Apesar disso, não podemos dizer que a margarina é saudável, pois, mesmo tendo vitaminas, ela contém outros elementos que a torna um produto químico, tais como corantes e estabilizantes. Assim, a sua digestão é mais difícil, facilitando acúmulos nos vasos sanguíneos e órgãos, como o fígado.

Consuma com moderação

Os nutricionistas, quando questionados com a pergunta “o que é mais saudável: manteiga ou margarina?”, costumam responder que a primeira é a opção mais saudável por ser produzida de forma natural e ser melhor absorvida pelo organismo.

Há, entretanto, opções de margarina que são mais saudáveis: as sem gorduras trans, pois mesmo sendo produzidas de maneira artificial, não conferem riscos de agravar as condições de saúde. Dessa forma, fique sempre de olho nas informações presentes nos rótulos para escolher a melhor opção para a sua saúde.

Independentemente da escolha que fizer, manteiga ou margarina, o consumo deve ser feito com moderação, pois tudo em excesso faz mal. Os especialistas recomendam a medida ideal de apenas uma colher de chá por dia. Elas também devem ser utilizadas como ingrediente culinário e não como protagonistas da alimentação.

Além disso, o mais importante nesse dilema é sempre consultar um nutricionista de sua preferência para que ele possa montar uma dieta equilibrada e adequada para a sua saúde e o seu organismo, observando as suas especificidades e o seu estilo de vida.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas