Barra do Rio Azul amanheceu sob efeito de muitas perdas em função das fortes chuvas que atingiram o município e a região entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira, 3 de novembro.
No início da manhã o Rio Paloma transbordou e atingiu de forma rara a cidade, inundando ruas, casas e comércio local. Além da enxurrada, que invadiu as residências, lojas, prédios públicos (Prefeitura, Assistência Social, Emater e Brigada Militar), com lama e água, outro problema foram as quedas de muros, barrancos, destruindo casas e arrastando veículos.
A cidade está sem energia elétrica e água potável. As equipes das empresas, funcionários da Prefeitura, Defesa Civil de vários municípios da região, Bombeiros e colaboradores estão trabalhando para normalizar a situação. Além de ajudar na limpeza geral necessária.
As perdas são grandes, destaca o prefeito Marcelo Arruda. "Felizmente não tivemos perdas de vidas humanas, mas o rastro de destruição comove a todos. Estamos fazendo todo o possível desde as primeiras horas da manhã para amenizar da forma possível os danos a cada família atingida", amplia.
Na cidade, muitas famílias foram atingidas. A tarde, a prefeitura abriu central de doações junto ao Ginásio Municipal da cidade. Neste primeiro momento, o mais urgente são materiais de higiene e limpeza, além de água e alimentos não perecíveis.
A Administração Municipal pede que ao menos por enquanto, não sejam levados doações de roupas.
- Ajuda também pode vir via PIX, pela chave:
93.539.153/0001-92 (CNPJ da prefeitura).
As águas também atingiram com força estradas do interior do município e interromperam o fluxo pelo asfalto entre Barra do Rio Azul e a ERS 420, que ficou bastante danificada.
Equipes da prefeitura tem atuado de forma intensa e contínua para ajudar as famílias e também desobstruir pontos de estradas que ligam o município à região nas comunidades do interior.
A Administração Municipal e a Defesa Civil ainda fazem levantamento do tamanho das perdas no município.