20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Caminhões-pipas abastecem reservatórios da Corsan de Itatiba do Sul

A enchente do Rio Paloma comprometeu o sistema de bombas que faz o abastecimento no município

teste
Caminhões-pipas levam água até Itatiba do Sul
A enchente do rio Paloma danificou o sistema de bombas que captam água para abastecer Itatiba do Sul
Abastecimento do reservatório da Corsan de Itatiba do Sul
Por Da redação
Foto Divulgação

A Corsan trabalha para recuperar o sistema de recalque e de bombas que abastecem Itatiba do Sul.  Após a enchente de sexta-feira (3) no município de Barra do Rio Azul, de onde é feita a captação de água, o conjunto de equipamentos ficou inoperante.

As cheias do último fim de semana comprometeram a adutora no Rio Paloma, danificando bombas e provocando a entrada de lama em boa parte da tubulação. Segundo o vice-prefeito, Célio Fiabani, a equipe da Corsan está trabalhando para consertar os motores que fazem a captação da água.

Três caminhões-pipas fazem o transporte de 145 mil litros de água potável de cidades da região até o reservatório principal da Estação de Tratamento de Itatiba do Sul. “Também disponibilizamos o caminhão da prefeitura, com capacidade para 10 mil litros. Estamos fazendo direto, todo dia, esse transporte de água”, afirma Fiabani.

Essa manobra será utilizada até a recuperação total do sistema. “É um método paliativo, não atende cem por cento, porque a água não é constante e é liberado de tempo em tempo”, explicou.

Cerca de 1.100 famílias são afetadas, e a orientação é de que os moradores façam uso consciente da água. “A Corsan não abastece só a área urbana, mas sim boa parte da área rural, como comunidades e distritos. Então, a dificuldade é ainda maior, porque a água acaba passando de caixa para caixa. Teve situações que até ontem (07), o pessoal estava sem e conseguimos suprimir essa necessidade no interior”, explica o vice-prefeito.

A projeção é que o serviço seja restabelecido até o fim dessa semana.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas