Erechim sediou, nesta terça-feira, 28, junto ao CTG Galpão Campeiro, o 4º Encontro Motoras do Sul, que surgiu a partir de um grupo que viu a necessidade dos motoristas das bandas musicais se organizarem entre si para de manterem uma união e comunicação enquanto estão na estrada e fora dela, principalmente em um momento como este de precipitações climáticas para saber como estão as estradas em todo Brasil.
De acordo com Fernanda Barbosa, organizadora do evento e que dá grande suporte para todas as atividades durante o encontro, este é um grande apoio para a visibilidade das bandas musicais. “O grupo tem por premissa manter contato entre os motoristas para o fortalecimento da classe, do motorista em si, principalmente focando na questão da banda, pois há um público que quer saber mais sobre as questões da banda e produção”.
Família
Fernanda destaca que o grupo envolve toda a família, ou seja, esposas e filhos, pois se deslocam dos mais diversos lugares para estarem reunidos neste evento, ou seja, de municípios e estados diferentes. “Conseguimos, hoje, reunir as mais importantes bandas do Sul do Brasil num só lugar, ou seja, contamos com a presença de músicos, apoiadores e simpatizantes. Nossa intenção é promover para os motoristas um dia de reconhecimento e recreação e que possam, entre si, se fortalecerem na amizade e nos vínculos, pois isso é apenas uma ponta do que eles vivenciam por meio de grupos de redes sociais no cotidiano, seja com fotos ou informações que são repassadas durante o dia”, pontua.
Ferramenta
Fernanda lembra que o grupo passa a ser um grande suporte e uma ferramenta importante, pois quando das dificuldades enfrentadas na estrada, como um problema mecânico, a rede passa a ser acionada para que, quem estiver próximo, possa dar o suporte e ajuda.
“Esta é uma organização bonita de se ver no sentido de uma irmandade e fraternidade para um bom andamento na estrada. Em Erechim os participantes estão desde a segunda-feira junto ao CTG Galpão Campeiro onde dormem nos ônibus que possuem toda a estrutura e passam a interagir com todos os presentes”.
Carreata
Nesta terça-feira o dia contou com diversas atividades recreativas além da carreata de ônibus que subiu e desceu as avenidas Sete de Setembro e Maurício Cardoso mostrando para a comunidade a união e a força da classe que além de serem motoristas também se envolvem com todas as atividades da banda, ou seja, dão todo o suporte para as equipes.
Dia de festa
“O dia é com clima de festa, momento em que todos os participantes voltam para casa pedindo a data do novo encontro. Em Erechim este já é um evento tradicional. O primeiro foi em Tucunduvas organizado pelo Grupo Os Atuais e os demais passaram a acontecer em Erechim pela questão geográfica, e este é mais um evento tradicional para nosso município”.
Os Monarcas
O músico Gildinho do Grupo Os Monarcas, parabenizou toda a equipe organizadora do evento pela união e iniciativa para criar este movimento, principalmente para os motoristas dos conjuntos musicais. “É gratificante ver a amizade e a união dessa gente, diferentemente dos conjuntos onde cada um quer puxar somente para seu lado e a união deste evento é um exemplo para nosso Brasil, pois este é um modelo que deve ser seguido. Muito importante parabenizar os seus idealizadores, pois sempre estarei participando com muita alegria”.