Focado na conscientização sobre o elevado número de pessoas que vivem em vulnerabilidade, o Dia Nacional de Combate à Pobreza, evidenciado nesse dia 14, fomenta o debate sobre o tema.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os índices de pobreza caíram para 31,6% em 2022, após alcançar 36,7% em 2021. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que essa atenuação ocorreu pela mobilização e retomada de programas socais.
Em Erechim, o programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc), atua contra a fome e desperdício de alimentos, contando com a parceria de doadores de produtos seguros e próprios para consumo que são direcionados para pessoas em insegurança alimentar.
Sendo assim, a iniciativa atende a 40 instituições sociais, sendo destes, 12 municípios da região do Alto Uruguai. Dentre elas, a maioria das localidades é considerada em situação de extrema pobreza.
De de janeiro de 2023 até o momento, o programa já repassou 169 mil quilos de alimentos para as instituições cadastradas em Erechim e municípios da região.
Segundo a nutricionista do programa, Tarline Feihrmann Sliwinski, a alimentação adequada desempenha um papel crucial na quebra do ciclo da pobreza e entre alguns desafios encontrados está a dificuldade em adotar hábitos alimentares adequados devido à escassez dos alimentos. “O Programa Mesa Brasil visa repassar alimentos de qualidade e valor nutricional variados para melhorar o consumo alimentar desta população específica”, disse.
Já para a assistente social, Clari Fatima Ratkiewicz, o programa busca repassar aos usuários uma alimentação de qualidade, promovendo um bem estar social por uma corrente de solidariedade. “O Mesa Brasil contribui para a sustentabilidade e promoção de ações educativas nas áreas de nutrição, saúde e educação prestando um atendimento qualificado e colaborando com inclusão Social e resgate da cidadania”, explica.