Com o objetivo de resgatar as tradições polonesas passadas de gerações e cultivar o espírito natalino, crianças e estudantes de Carlos Gomes, participam de uma atividade diferenciada e especial: a decoração de bolachas de mel natalinas, as famosas bolachas de Natal que a maioria das pessoas amam nesta época do ano.
Nas escolas o trabalho acontece de forma coletiva, professores e funcionários ajudam a preparar a massa e a finalização das bolachas é realizada pelas crianças que fazem a decoração natalina.
Resgate da cultura
Conforme a diretora de uma das escolas, Noeli Weronka Stankiewicz, a atividade valoriza a cultura local, estimula a criatividade, além de promover união e integração. “Para nós como escola é muito importante porque resgatamos as nossas tradições. Em nosso município, 95% da população tem origem polonesa. Quando realizamos ações como essa, alusivas ao Natal, também resgatamos a história, os costumes de nossos antepassados, a culinária e isso só valoriza nossa cultura que é passada para as crianças e os estudantes”, diz.
A diretora reflete sobre a realidade de antigamente em comparação com os dias atuais. “Hoje tudo é diferente, mais artificial, são poucos que ainda fazem a preparação destes itens de forma caseira. É importante mantermos isso nas escolas para as crianças aprenderem como são feitas as bolachas de Natal e colocarem a mão na massa mesmo, depois disso elas degustam e separam algumas para enfeitar nossa árvore de Natal que preparamos com tanto carinho aqui na escola”, destaca.
Cultivar o Espírito Natalino
Além de cultivar o espírito natalino por meio de uma atividade criativa, a ação incentiva o trabalho em equipe, promove a socialização, desperta a área cognitiva das crianças e os estudantes aprendem de uma forma mais lúdica.
A primeira-dama, Sueli Terezinha Uavniczak, que acompanha frequentemente os trabalhos nas escolas, destaca, que essas ações incentivam a cultivar o espírito natalino e todo o significado que a data carrega. “É um momento maravilhoso porque oportuniza os estudantes a fazerem seu próprio lanche com uma decoração especial e após isso realizarem um trabalho coletivo que é de pendurá-las na árvore de Natal”, conta.
União
Sueli explica que depois da atividade, os estudantes levam as bolachas produzidas para casa para compartilhar com a família. “Esse é o verdadeiro símbolo do Natal. Como acompanhamos o processo desde o começo como colocar na forma, decorar e colocar os enfeites, percebemos de a felicidade nos olhos deles de estarem fazendo sua própria bolacha e degustarem juntos. Essa simplicidade é muito bonita, é uma sensação maravilhosa, fiquei bem emocionada”, relata a primeira-dama.
Importância da atividade
Para o prefeito da cidade Luiz Zelinski, a administração apoia ações como essa pois isso influencia de forma positiva o crescimento e desenvolvimento das crianças. “As crianças são espontâneas e fazem esse trabalho com muito amor e carinho. Nesta idade, possuem uma capacidade muito grande de absorver informações e assimilar novos conhecimentos. Com a aproximação do Natal, atividades como esta são essenciais para o desenvolvimento da criança, por isso o município apoia iniciativas assim e auxilia as escolas no que precisam”, afirma.
Feliz Natal
Neste Natal, o poder público deseja votos de paz e felicidade à comunidade de Carlos Gomes. “Para toda a população Carlosgomense, desejamos um Feliz Natal e um próspero Ano de 2024. Sempre lembrando que Natal não é só presentes, mas sim afeto, união, amor e paz, além da participação da família, tudo isso é muito importante”, conclui o prefeito Zelinski.