Quatro mulheres, moradoras de Itatiba do Sul, resolveram se juntar e criaram a Agroindústria Flor de Pitanga, localizada na comunidade de Pitanga Alta, interior do município. Andreia Wrzesinski, Andressa Martins, Ivanilda Rudninski e Odete Nadaletti realizam o processamento de produtos agroecológicos de origem vegetal.
Segundo Ivanilda, agricultora e sócia da agroindústria, a ideia de criar o próprio negócio surgiu há 12 anos, quando fazia visitas para outras famílias empreendedoras. “A gente saía para fora e fazia intercâmbio, visitava agroindústrias familiares e eu pensei, e se fosse formar um grupo de mulheres para fundar uma agroindústria?”, falou.
Apoio e persistência
A prefeitura de Itatiba do Sul, na época, cedeu em comodato um espaço público que estava sendo desativado. Odete, que também é sócia, contou que no início o grupo de mulheres era maior. “Tinha mais gente, só que desistiram. Foi uma época difícil, até que o grupo acabou. Depois começamos conversar sobre a iniciativa novamente e hoje somos em quatro mulheres”.
Produção
De acordo com Ivanilda, a agroindústria é dividida em duas partes de produção, panificados e reaproveitamento de alimentos orgânicos. “Somos todos agricultores orgânicos e trabalhamos com esse viés. Produzimos pasta de alho, Kit sopa e variedades que vão para o circuito”, comentou.
O circuito, como é chamado pelas agricultoras, é a Ecoterra, uma associação sem fins lucrativos de Três Arroios, criada em 2001 com o objetivo de facilitar e viabilizar a comercialização de alimentos agroecológicos na região do Alto Uruguai.
Alimentos
Os alimentos produzidos pela agroindústria Flor de Pitanga são variados e alguns incomuns no mercado, pois as receitas foram criadas e testadas pelas próprias empreendedoras. Bolo e geleia de butiá, chip de mandioca, pudim de batata doce, pesto de pinhão, patê de queijo e torta de moranga e legumes são alguns dos produtos disponíveis. Além de salgadinho, bolachas e pães caseiros feitos com farinha orgânica.
Um dos produtos em destaque é o processamento do bulbo de alho, que é o dente embalado a vácuo, e pasta de alho embalados.
Degustação
Conforme a secretária de Agricultura do município, Elisa Stringhini, são promovidos diferentes incentivos às agroindústrias do município. “Todo o ano a gente tem como objetivo fazer a degustação de produtos agroecológicos para o nosso pessoal conhecer os alimentos e depois poderem adquirir. E todas as receitas são oriundas da nossa agricultura familiar”, destaca a secretária.
Em dezembro, a Agroindústria Flor da Pitanga apresentou seus produtos para degustação gratuita ao público, durante a abertura das programações do Natal Feliz 2023, realizado no Clube Uassari, em Itatiba do Sul.