A partir do dia 04 a 08 de março, o projeto Exposição Coletiva Pequenos Sinais Poéticos, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), estará acontecendo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus de Erechim. O momento é aberto ao público, as atividades são gratuitas e terá uso de ferramentas de acessibilidade para que todos os públicos possam apreciar. A exposição busca promover uma jornada reflexiva, por meio de obras e objetos interativos construídos. Os trabalhos são de autoria de Valdirene Schneider, Rosane Peluso, Quéli Giaretta e Bruna Todeschini. A iniciativa também tem as artistas convidadas Elisa Iop e Marcela Alvares Maciel com mediação de estudantes da UFFS.
Pequenos Sinais Póeticos
O projeto proposto pela artista, Valdirene, agrega continuidade a trabalhos iniciados anteriormente por ela e agrega nessa jornada, as novas colaboradoras Marcela, Elisa e Bruna. A exposição é inspirada nos pequenos sinais em meio aos objetos que nos cercam, que carregam as histórias e relações humanas com a natureza, o humano e o não humano. Eles comunicam vulnerabilidades, saberes, memórias, ritos, excessos e faltas, formando uma paisagem complexa. A arte, ao explorar esses sinais, tem o poder de imaginar outros futuros, questionando e transformando nossas interações com o mundo material.
Segundo Valdirene, o surgimento do edital da LPG, possibilitou ampliar um trabalho que já era feito em seu ateliê e agregar novas artistas para construir um grande conjunto de sinais. “Quando eu chamo pequenos sinais, no início tinha relação com objetos que fazem parte do meu trabalho de coleta, principalmente, da prática artística coletiva. A partir disso, surge a ideia de convidar essas artistas para estabelecerem uma conexão com os pequenos sinais e originarem suas obras”, explica.
Sobre as obras
A artista, Val Schneider, é responsável por uma instalação com um "acervo" de restos, resíduos e lixos coletados nas ruas e gavetas. Esse material servirá de suporte para práticas artísticas coletivas executadas durante a exposição.
Já Marcela Alvares Maciel, irá apresentar o "Jardim de Silêncios", convidando e propondo aos visitantes explorarem os sinais de silêncio que habitam a escuta.
Elisa Iop, trará um trabalho que evoca saberes e sinais ancestrais de Chica Mormaça, baseado em "benzer", "curar" e "partejar", homenageando a protagonista do Quilombo de Mormaça, do Rio Grande do Sul
E Bruna Todeschini, irá expor os "Sinais de Existência", através de fotografias do seu cotidiano como mãe, apresentadas em um livro de artista.
Programação
Exposição coletiva – 04/03 a 08/03, das 10h às 19h.
Oficinas de práticas artísticas – 05/03 às 12h e 07/03 às 17h. A participação nessas oficinas requer inscrição antecipada pelo link da bio do Instagram @pequenos_sinais_poeticos. Essa atividade fará a emissão de certificação aos participantes.
Roda de conversa – 08/03 às 17h. O momento que fará uma confraternização de encerramento, propondo diálogos e escuta.