18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

País

Eleições 2024: movimentos começam a se intensificar

teste
Paulo Polis (MDB) será o candidato do governo e buscará a reeleição; Anacleto Zanella concorre a pre
Por Rodrigo Finardi
Foto Arquivo BD

Faltam pouco mais de sete meses para as eleições municipais de 7 de outubro. Passado as férias e o carnaval, a tendência é que as conversas acelerem e sejam mais seguidas a partir de agora.

Candidatura de centro-esquerda

Até o momento temos em Erechim, a candidatura posta do atual governo, com o prefeito Paulo Polis (MDB) buscando a reeleição com o PSDB de vice, e deve ser mantido o nome de Flávio Tirello na chapa majoritária, com apoio do PSB, do Cidadania, do União Brasil e do PRD. Essa é uma candidatura de centro-esquerda.

Candidatura de esquerda

O Partido dos Trabalhadores tem o nome já lançado do vereador Anacleto Zanella, que está junto com o PCdoB e PV na Federação Brasil Esperança. A inda conversam com o PDT de André Jucoski para ser vice. Uma conversa inicial, mas o diálogo existe: “mas respeitamos o posicionamento de cada partido”, comenta Anacleto.

Perfil mais de centro

Mas André está trabalhando para ser o candidato a prefeito pelo PDT, e analisa as conjunturas. Em Erechim, o PDT não pode ser considerado de esquerda, tem um perfil mais de centro

Candidatura de direita

A direita em Erechim ainda discute nomes. Reuniões acontecem com Progressistas, PL, Republicanos, Podemos e Novo. Destes cinco nomes, sairão os candidatos para prefeito e vice.

Aumenta pressão para Paparico concorrer

O presidente do PL em Erechim, o deputado estadual Paparico Bacchi (que é também vice-presidência da Assembleia Legislativa), segue sendo pressionado pela executiva estadual para ser o nome do partido nas eleições. Ele analisa o cenário, se será ou não candidato: “iremos definir depois da janela partidária no início de abril”, comenta Paparico, com pesquisa em mãos, feitas pelo PL estadual: “Precisamos construir bem esse momento”, pontua o parlamentar.

Decisões em breve

O vice-presidente do PL, Ernani Mello, que é um dos nomes cotados para concorrer a prefeito pelo partido, caso Paparico não vá, afirma que “estamos mantendo um bom diálogo entre o nosso partido, os Republicanos, Podemos, Progressistas e o Novo. As reuniões estão sendo boas e produtivas com decisões em breve”.

Falta a definição de nomes

O vereador Renan Soccol, presidente dos Progressistas, acredita que o partido pode voltar a ser protagonista nesta eleição. É um dos nomes mais cotados para ser o candidato a vice, na chapa que representa a direita em Erechim: “as conversas entre os partidos está evoluindo bem, alinhados e se reunindo com frequência. Sairá uma candidatura destes partidos (Progressistas, PL, Republicanos, Podemos e Novo), mas ainda não se tem a definição dos nomes para a majoritária.

O momento

“Vários nomes já foram ventilados, com os partidos apresentando seus pré-candidatos, porém, pensamos que, neste momento, o mais importante é estabelecer um grupo de partidos e pessoas e elaborar um plano de governo visando ao desenvolvimento do município. Após isso, iremos avançar na definição dos nomes, uma vez que temos diversos nomes qualificados que podem estar liderando este projeto”, ressalta Renan.

Nova fase

O presidente do Podemos, Roberto Fabiani, enaltece que os encontros estão fluindo bem, com os mesmos objetivos entre todos os partidos: “agora entramos numa fase de definição dos candidatos”, salientou.

Não deve surgir novos nomes

Os nomes para concorrer a prefeito de Erechim, pelo adiantar do tempo, não deve sair destes apresentados até agora. Não se tempo hábil, para uma nova candidatura de última hora, e que tenha visibilidade.

Publicidade

Blog dos Colunistas