21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

CDL Mulher RS trabalha para ampliar leque de atuação

Encontro na Capital reuniu representantes de núcleos de mulher de 18 municípios

teste
CDL Mulheres.jpeg
Por Assessoria
Foto ASCOM

Disposta a levar adiante a atuação da mulher empreendedora a partir do associativismo da Federação Varejista do RS, a CDL Mulher RS tem atuado para ampliar a representatividade no Estado a fim de tornar a figura feminina cada vez mais presente e atuante na sociedade.

A criação e o fortalecimento desses espaços tiveram novo impulso nesta terça-feira, dia 26, em Porto Alegre. Representantes de núcleos da CDL Mulher de 18 municípios estiveram reunidas, no Hotel Plaza São Rafael, para debater e construir estratégias de atuação.

Ampliar o surgimento dos núcleos das CDLs a partir do sistema CNDL e fortalecer sua estruturação com força de atuação política e rede de relacionamento estão entre elas. “Estarmos alinhadas à estrutura nacional e estadual nos dá credibilidade junto à nossa comunidade e ao poder público”, lembrou a diretora da CDL Mulher RS da Federação Varejista do RS, Débora Balbinotti Lunardi.

Uma das prioridades da CDL Mulher é estar focada na geração de negócios, aumentando, assim, a captação de novas associadas para as CDLs. “Temos várias atuações, como a social, mas são os negócios que fortalecem nosso movimento, pois cada braço de atuação nas CDLs traz novos associados. Assim, aumentamos a representatividade e estimulamos o surgimento de novas lideranças”, destacou.

O fortalecimento da CDL Mulher tem na aproximação com o poder público um ingrediente importante. Nesse sentido, a implantação da pasta de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) é uma ferramenta indispensável. A Federação Varejista criou um manual para orientar as CDLs a instituir esse braço de atuação, documento que foi entregue às participantes da reunião e objetiva a interlocução com os poderes Executivo e Legislativo a fim de coordenar a defesa dos interesses do movimento lojista. “Com a RIG, as CDLs aumentam essa defesa junto às prefeituras e Câmaras de Vereadores, exercendo maior representatividade e aumentando a relevância da entidade”, destacou a diretora de RIG da Federação Varejista, Clarice Strassburger.

Com esse movimento, a CDL Mulher RS também quer facilitar a implementação de frentes parlamentares nos municípios, grupos formados por parlamentares de diversos partidos unidos por uma causa comum. “Esse momento é muito propício para termos aliados políticos com a instalação da frente parlamentar empreendedora e da frente parlamentar de comércio e serviços. Isso não é política partidária. Para termos apoio às nossas demandas, precisamos estar inseridas em todos os ambientes”, observou Débora, lembrando que, estadualmente, está constituída na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino e da Força da Mulher Gaúcha.

Também relacionado ao tema, Débora reforçou a importância dos núcleos de mulher das CDLs pesquisarem candidatas alinhadas ao nicho empreendedorismo para aumentar a representatividade das mulheres na política. “Não podemos ser cota. Precisamos apoiar mulheres com condições de se eleger para apoiar nossas demandas”, disse.

No encontro, também foi abordado o 2º Encontro da Mulher Empreendedora, que está marcado para o dia 29 de agosto. A programação será construída de forma coletiva, envolvendo as CDs Mulher dos municípios gaúchos, a partir da temática do evento, “Na Trilha da Excelência”. Antes disso, porém, ficou definido que o movimento fará uma rodada de negócios entre mulheres, dia 16 de julho, em cada município, como forma de incentivo aos negócios femininos. “É um trabalho de incentivo ao networking de negócios feminino nas respectivas cidades, mas de caráter estadual, todos ocorrendo concomitantemente. Assim, elas têm visibilidade de seus negócios e se sentem pertencente ao sistema”, disse Débora.

Ao final do evento, as participantes ainda tiveram uma palestra com Josué Seibel, abordando a importância da inteligência emocional na gestão de negócios e na relação com o consumidor.

 

 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas