O Brasil inteiro já está se preparando para o Dia das Mães, a segunda data mais significativa no calendário do comércio, perdendo somente para o Natal, tanto pela sua simbologia, como pela força que tem no resultado das vendas. Neste ano a comemoração será no dia 12, segundo domingo de maio.
Mas, o que escolher para deixar as mães o mais feliz possível, uma roupa, um perfume, um calçado, um acessório, uma bolsa, um casaco para o inverno que está chegando ou até mesmo uma flor que, em muitos casos, acaba saindo mais cara que muitos presentes, enfim, os gostos são variados e distintos, mas uma coisa é certa, não se pode deixar de lado que estamos lembrando nada mais nada menos que a figura da pessoa mais importante de nossas vidas, a nossa mãe.
Roupas
Em contato com a loja Lorenci Modas, a gerente local, Vanuza Zago afirma que esta é uma das maiores oportunidades do ano para o comércio, mesmo que as vendas venham a acelerar mais para o final do mês e proximidade da data.
“As vendas entram num patamar próximo ao Natal pela sua importância e, para tanto, além da campanha da CDL Erechim contamos também com mais uma interna que motiva os filhos a trazerem as mães até a loja. Temos uma perspectiva, comparada ao ano de 2023, de que ocorra um aumento entre 25 a 35% das vendas que tem grande procura, para a data, de bolsas e casacos por causa da proximidade da estação mais fria, mas também ocorre a escolha dos demais produtos oferecidos na loja”.
Calçados
Quando a escolha é calçados, a expectativa também é muito grande, principalmente pelo fato de o mês de maio ser mais frio que os anteriores.
Em contato com Paulo Barella Júnior, da Fardo Calçados, a procura para o Dia das Mães é concentrada nas botas, pantufas e chinelos para o inverno, como também continuam as vendas dos demais produtos, já que maio é um dos melhores meses para a comercialização após o Natal. Quanto ao crescimento de vendas, Paulo espera que fique na casa dos 30%.
Joias e semijoias
Quando o presente é joias e semijoias, de acordo com Taís Rech das Lojas Provin, a procura se dá mais nos últimos dias, ou seja, os filhos vêm à procura nas últimas horas, ocorrendo um grande aumento na sexta-feira e no sábado que antecede o Dia das Mães.
Entre os produtos mais procurados estão as correntes e as pulseiras com os bonecos que simbolizam os filhos, além de brincos e outras preferências mais delicadas para as mães. Com relação as vendas, Taís garante que não tem o percentual, mas esperam vender mais que o ano passado que foi bastante significativo em termos de números.
Chocolates
Nas escolhas o chocolate também não pode ficar de fora, visto hoje também ser uma boa opção para dar de presente visto a diversidade de produtos oferecidos no mercado que cresce cada vez mais em todo o Brasil.
No Brasil Cacau, de acordo com Eduarda Mariga, a procura ainda não começou, mas deve acontecer nos dias próximos a data, como aconteceu no ano de 2023 quando as vendas foram bem significativas, já que entre as datas que mais representam para o ramo são o Dia dos Namorados e o Dia da Mães.
Para tanto a loja irá proporcionar combos com vários produtos para que os filhos possam presentear as mães. “Esperamos atender nossas expectativas e superar o ano passado, pois além dos chocolates também teremos junto a lojas flores que podem ser acrescentadas juntos aos combos, o que deixa o presente ainda mais significativo tanto para quem dá, como para quem recebe”, garante.
Flores
Por fim, não poderíamos deixar as flores de lado e pontuar que tem um grande papel no Dia das Mães, após o Dia da Mulher. De acordo com Carolina Lavall, da Mama Flora Floricultura, a expectativa para este ano é muito grande, pois é uma das datas mais importantes do ano para este tipo de segmento.
Para ela, as flores representam muito quando se fala principalmente das plantadas e que tem uma maior durabilidade, a exemplo de begônias e tulipas. “Os buquês ficam mais para o Dia dos Namorados, as mães querem algo que possam ter por muito tempo”.
Entre os valores mais procurados, garante que vai da faixa dos R$ 150 a R$ 280, ou seja, um valor bem significativo e que garante um bom retorno. “Depois do sucesso do Dia da Mulher esperamos superar a expectativa de 50% de aumento nas vendas”, garante.