18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

Dia do Chimarrão é celebrado nesta quarta-feira (24)

teste
Erval orgânico de André Baldissera, emViadutos
Por Presidente da ASPEMATE, Eng. Agr.Valdir Pedro Zonin
Foto Divulgação

A Lei Estadual 11.929/2003 institui o DIA DO CHIMARRÃO, sendo a bebida tradicional e simbolo do nosso estado. Este importante dia realça igualmente outras leis estaduais que também valorizam nossa cultura e tradição, sendo:

* Lei nº 7.439/1980 que oficializou a erva-mate como "ÁRVORE SÍMBOLO" dos gaúchos;

* Lei nº 14.185/2012 e Decreto nº 51.039/2013 que cria e regulamenta o FUNDOMATE;

* Lei nº 15.306/2019 que institui a Abertura Oficial da Colheita da Erva-Mate;

* Lei nº 15.332/2019 que inclui a erva-mate e derivados na alimentação escolar;

* Dia 13.07.2023 o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico do RS (IPHAE) reconhece oficialmente a Erva-Mate como "Patrimônio Histórico e Artístico do RS". 

Com todos esses reconhecimentos tradicionais, culturais, históricos, sociais, a nossa ERVA-MATE ganha importantes dimensões no estado, país e intercontinental já que exportamos para vários continentes. Tamém é frequentemente lembrada por estudiosos, pesquisadores, cientistas e profissionais da saúde, pelos seus mais de 190 princípios medicinais, farmacológicos e nutritivos. 

Nosso Polo Ervateiro Alto Uruguai, continua sendo o principal polo industrializador da erva-mate, porém muitos produtores da cultura reclamos dos baixos preços recebidos, e alguns seguem erradicando ervais. Já as indústrias reclamam que os custos de produção, impostos, baixo preço ao consumidor e a competitividade não estão favoráveis.

Para a ASPEMATE - Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai, precisamos:

1. Reduzir o custo de produção da matéria prima, sem prejuízos qualitativos. Nesta caso resta a adoção de práticas mais sustentáveis, sombreamento dos ervais, manejo de cobertura verde e uma fertilização convergente aos princípios da sustentabilidade;

2. Efetivar a venda direta do produtor para a indústria;

3. O estado, juntamente com a cadeia produtiva, IBRAMATE e indústrias, precisam avançar na abertura de mais canais de exportação. O mercado internacional dos chás é gigantesco, mas precisamos "vender melhor o nosso peixe" com relação à qualidade da nossa erva-mate;

4. Mais produtores e mais indústrias devem apostar no mercado da erva-mate orgânica, com tendências crescentes no mercado brasileiro e internacional.

Um bom dia 24 de abril, para todos.

Parabéns ao dia do nosso CHIMARRÃO.

Publicidade

Blog dos Colunistas