A Corsan iniciou nesta quinta-feira, 23, a construção de dois poços artesianos em Itatiba do Sul. Depois de pronta, a estrutura vai alterar o sistema de abastecimento da cidade que hoje é feita por água de rio. A previsão de conclusão é para o segundo semestre deste ano. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão.
A mudança tem o objetivo de oferecer maior segurança e eficiência ao abastecimento do município, uma vez que a captação de água em mananciais subterrâneos sofre menor influência de eventos climáticos, como secas e estiagens prolongadas. É comum que essas condições provoquem escassez hídrica, interferindo, por exemplo, no nível do Rio Paloma, que abastece Itatiba do Sul. Já quando ocorrem as enchentes, lama e pedras acabam obstruindo a câmara de captação.
Além disso, a água de poços artesianos precisa de menos processos químicos para atingir a potabilidade regulamentada pelo Mistério da Saúde que a água bruta proveniente de rios.
Na região, os municípios de São Valentim e Campinas do Sul também devem receber novos poços ao longo de 2024, modificando a captação de água destas cidades.