Erechim é destaque nacional com publicação de matéria na Revista Exame, momento em que fala sobre a história da indústria Peccin e a reviravolta que obteve após o lançamento do chocolate Trento que conquistou o paladar do consumidor brasileiro, como de outros países que está, aos poucos entrando, com esta que foi numa das maiores criações da empresa em toda a sua história
De acordo com a matéria, “às vezes, um único produto pode transformar completamente uma empresa. E foi exatamente isso que aconteceu com a Peccin, uma fabricante de balas e doces de Erechim, cidade no norte do Rio Grande do Sul, a 370 quilômetros de Porto Alegre”.
Pontua, ainda que, durante décadas, a Peccin manteve uma operação estável, mas discreta, produzindo balas e outras guloseimas para um público fiel. “Tudo começou a mudar em 2010, quando a empresa decidiu apostar em um segmento até então novo para ela: o chocolate”.
Naquele ano, 30% do que a Peccin produzia ia para fora do Brasil, e os efeitos da crise econômica global de 2008 começaram a bater na porta. “Participamos há mais de 30 anos de feiras internacionais, onde há exposição de novos produtos”, diz Dirceu Pezzin, CEO da Peccin. “Lá, via uma mobilização por um chocolate com qualidade superior aos encontrados em supermercados brasileiros.
“Foi daí que nasceu o Trento, um tubo de wafer recheado e coberto com chocolate que, aos poucos, conquistou o coração (e o paladar) dos consumidores”.
O que começou com uma ideia em 2010 logo virou um fenômeno nacional, ajudado por trends nas redes sociais e pelo bom e velho boca a boca. Hoje, 14 anos depois, o Trento já representa 70% do faturamento da Peccin, prestes a bater 700 milhões de reais em receita anual. E a empresa já tem planos para investir 250 milhões de reais nos próximos anos para continuar crescendo com o Trento.
“Mesmo com os desafios do setor em 2024, principalmente como a disparada do preço do cacau, a Peccin mantém o crescimento acelerado”, fecha matéria da Exame.