21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Social

Erechim apresenta grande índice de envenenamento em pets

teste
Gata que foi salva e adotada por Diego, depois de ser encontrada envenenada e grávida
Por Jessica Jung Gonçalves
Foto Arquivo Pessoal

Na maioria dos casos, o veneno usado tem ação instantânea e leva à óbito em uma hora

 Recentemente, Erechim registrou novos casos de envenenamento de gatos e cachorros, além dos 10 animais encontrados mortos na rua Jacinto Godoy no mês passado. O veterinário Diego Agazzi atendeu em sua clínica pelo menos oito casos neste ano. Acontece principalmente com gatos e é comum vermos casos conjuntos, ou seja, na mesma rua ou bairro.

 Eunice Maria de Oliveira teve sua gata Estela envenenada no bairro José Bonifácio algumas semanas atrás. Após permitir que ela passeasse um pouco, já que percebia essa necessidade na gata, encontrou-a passando mal e pediu ajuda no mesmo instante. Fez um primeiro contato com a ONG Salvando Vidas, que a encaminhou para um veterinário e assim teve os custos com o tratamento reduzido. A gata Estela foi salva por um fio e a suspeita é ter sido envenenada por estricnina, um veneno potente com pouco tempo de ação. 

 Como afirma Diego, no caso deste veneno o primeiro contato deve ser feito em até 1 hora, depois disso o animal não resiste. E um grande problema é que quando se trata do gato de rua, ele geralmente tem medo de que alguém o pegue, sendo resgatado já num quadro bem avançado. Outra forma de envenenamento comum é o chumbinho, uma mistura da estricnina com outro veneno anticoagulante - usado para matar rato. Há casos acidentais de intoxicação por algumas plantas e remédios, que como salienta Diego “evitamos falar os nomes porque algumas pessoas vão usar esse conhecimento para fazer maldade”.

Sintomas

 Existe um padrão de sintomas em caso de envenenamento por estricnina, tanto em gato como cachorro, que é salivação e mioclonia (espasmos rápidos e repentinos). O chumbinho não é instantâneo e demora até uma semana para matar - o animal começa a ter sangramento na urina, vômito e em diferentes partes do corpo, que para de coagular. Então qualquer movimento dele, como andar ou mexer a orelha, o faz sangrar.

Como agir 

 Segundo o veterinário não existem formas de salvar em casa, além do carvão ativado. Uma dica é ter o produto guardado por precaução, mas caso o gato seja encontrado inconsciente deve ser evitado pois se estiver desacordado pode engasgar-se. A melhor recomendação é ir direto para a clínica e se precisar, pedir ajuda para uma ONG. 

Tratamento

 O tratamento é feito dependendo do veneno. Para animais que ingerem os organoclorados (como a estricnina e o chumbinho) utilizamos a atropina (antídoto). Apenas o veterinário pode aplicar avaliando o peso e outras características, já que se aumentar a dose pode levar a uma parada cardiorespiratória, destaca Diego. Quando vem em coma e há apenas a suspeita do envenenamento é usado as duas opções ou feito uma série de tratamentos para conseguir ser mais assertivo.

Um problema social 

 Cidades do interior ainda possuem preconceito com gatos, por mitos de que dão azar ou atacam humanos. O veterinário percebe pessoas tendo um primeiro contato com os bichanos e mudando a visão de que são distantes e perigosos. Especialmente tutores de cachorro que acabam se apaixonando pelos felinos também.

Hoje a população dos gatos cresce, inclusive oferecendo muitos vídeos engraçados na internet. Eles aparecem nas telas confirmando o quanto podem ser amorosos e apegados aos seus donos.

 O envenenamento de animais é uma infração, que estabelece pena de detenção, além de multa. O município de Erechim disponibiliza o Disque Denúncia de Maus Tratos aos Animais pelos telefones: 0800-648-7050 e 3520-7014. 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas