21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Política

Progressistas no governo: “construção de uma maturidade política”

teste
Suplente de vereador e ex-secretário Leandro Basso fala sobre essa aproximação: “Conciliar divergênc
Por Rodrigo Finardi
Foto Arquivo pessoal

Afirmação é de Leandro Augusto Basso, primeiro suplente dos Progressistas em Erechim, com 691 votos conquistados nas urnas no dia 6 de outubro. O partido conquistou duas cadeiras no Legislativo, com Claudemir de Araújo e Gustavo Zin Farina. E agora estão em negociação para fazer parte do governo Polis (MDB) e Flávio (PSDB).

“Divergir não significa brigar”

Basso já foi vereador, secretário de Agricultura e também secretário de Cultura, Esporte e Turismo do governo Luiz Francisco Schmidt (entre 2017 e 2020). Sua atuação no Legislativo sempre foi de oposição ao governo Polis, e agora seu partido pode ingressar no Executivo, e seu nome é cogitado como um possível secretário (Assistência Social). À coluna Pente Fino ele fala sobre essa aproximação: “Na minha opinião, esse diálogo e aproximação é a construção de uma maturidade política que é preciso, que também se aplica a mim, pois divergir não significa brigar. Existem pontos de gestão que divergimos e outros que convergimos”

“Podemos ajudar Erechim, como fizemos no passado”

Fala um pouco da história do partido: “Acima de tudo é saber que os Progressistas podem ajudar Erechim, como já fez no passado, como fez com os mandatos de vereador do Renan Soccol e de outros nomes. Nossos posicionamentos enquanto oposição aa governo, sempre foram de forma responsável, de quem quer uma cidade melhor”.

“Estar com o governo é uma possibilidade de atrair recursos”

Basso fala do governo gaúcho, onde MDB, PSDB e Progressistas governam juntos: “Hoje, olhando o cenário estadual, duas secretarias importantes estão nas mãos dos Progressistas – Ernani Polo e Covatti – e estar compondo com o governo é uma possibilidade muito maior de atrair recursos para cá, na direção de entendimento para crescimento do município.

“Capacidade de gerir problemas temos na bagagem”

Fala sobre sua experiência enquanto secretário: “Conciliar divergências é um desafio numa sociedade que tem que aprender a conviver com pontos de vista diferentes e contrários.  O Renan é um moderador, e tenho aprendido na convivência com ele, a também moderar. Temos pessoas qualificadas que podem contribuir com o governo. Em mesmo enquanto vereador e secretário municipal (Agricultura e Cultura) deixei coisas importantes ao município, que permanecem até hoje, fruto de um trabalho consistente. Essa capacidade de gerir problemas temos na bagagem e se evoluir as negociações, não irei me opor”, finaliza Leandro Basso.

Em breve, a decisão

Os Progressistas se reunirão em breve, para deliberar sobre a entrada ou não no governo Polis e Flávio. E Leandro Basso se coloca à disposição, e se seu nome for escolhido, aceita esse desafio em sua carreira política

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas