Os dias 29 de novembro, 03 e 04 de dezembro, foram marcados por muita emoção e homenagens que envolveram, ao todo, 122 participantes do programa Alfa Mulher em Chapecó/SC, Porto União/SC e Mafra/SC.
A iniciativa da Cooperalfa, com apoio do Sescoop-SC, envolve uma metodologia voltada para a evolução e transformação das mulheres do agro e visa aprimorar a comunicação, o melhor equilíbrio dos relacionamentos, a educação cooperativista e, ainda, instigar a participação das mulheres na cooperativa.
Uma união de fatores com foco no autoconhecimento e autodesenvolvimento, que alia a gestão rural, audácia e empreendedorismo com as práticas de liderança nos negócios da empresa rural e da sustentabilidade do cooperativismo.
As solenidades contaram com a presença da direção executiva da Alfa, supervisão, gerências, conselheiros, além de familiares das formadas.
O presidente Romeo Bet, ressaltou em sua mensagem, a importância de todas se manterem em constante aperfeiçoamento para que as famílias estejam bem estruturadas. “Os desafios do cotidiano são imensos. Só teremos sucesso se tivermos famílias preparadas, que queiram aprender, inovar e estiverem atualizadas. Nós enquanto cooperativa, buscamos fazer o melhor para que o associado se sinta valorizado. É com esse estímulo que iremos seguir com os diversos programas sociais que já estão em andamento. Gratidão e parabéns a todas as participantes”.
Para o assessor de Desenvolvimento Cooperativista, Genuir Parizzoto, é motivo de imensa satisfação acompanhar a conclusão de mais uma etapa do Alfa Mulher. “Percebemos que o retorno pode ser percebido pela associação das mulheres à cooperativa. Atualmente, aproximadamente 10% do quadro social é feminino e em 2015, quando iniciaram as ações do programa, era 2%. Desse modo, é notável a presença da mulher na força familiar, na propriedade junto ao esposo e filhos, e diretamente na Alfa”.
Formatura em Porto União
Laíne Camargo destacou que o Alfa Mulher é um curso que valoriza ainda mais o público feminino do campo. “É uma oportunidade que nos ajuda a se desenvolver em vários âmbitos da vida, tanto pessoal, como profissional. Fizemos muitas amizades, conhecemos mulheres fortes, cada uma com sua realidade. Vamos levar os conhecimentos para toda a vida. Só agradecer à Cooperalfa por tudo”, disse Laíne que reside em Irineópolis e atua na atividade de bovinocultura de leite.
Formatura em Mafra
Em sua história, o Alfa Mulher já formou 525 mulheres de vários grupos distribuídos pela área de atuação da Cooperalfa. Neste ano, cada turma esteve envolvida em 138 horas de atividades que envolveram disciplinas como: Sensibilização; Relacionamento Familiar; Liderança Feminina Cooperativista; Empreendedorismo Cooperativo; Autodesenvolvimento e Autoconhecimento; Educação Cooperativista; Gestão Rural; Gestão de investimentos e Comunicação interpessoal assertiva.
Durante as formaturas, que foram embaladas pelo saxofonista, Vanderlei Elieser e artistas locais, além do certificado, as participantes receberam como presente da Cooperalfa, o livro ‘Viva a sua Real Identidade’.