O quadro social de uma cooperativa contribui tanto para o desenvolvimento da própria instituição a qual pertence, como para a evolução da atividade econômica particular e também da comunidade de modo geral.
Com o objetivo de estar mais próxima dos associados, compartilhar indicadores sobre o desempenho em 2024 e projetar ações e investimentos para o próximo ano, a Cooperalfa realizou entre novembro e dezembro, 22 encontros, as tradicionais pré-assembleias.
Um dos destaques foi a participação expressiva dos associados, que superou as edições anteriores. Conforme levantamento, até o dia 11 de dezembro, período em que 18 pré-assembleias já haviam sido realizadas, 6.367 pessoas marcaram presença nas reuniões que contemplaram as diversas regiões de atuação da Alfa.
Uma delas ocorreu no dia 03 de dezembro, em União da Vitória/PR e reuniu associados de Porto União, Irineópolis, Santa Cruz do Timbó, Bituruna, Paula Freitas e Cruz Machado.
Vagner e Silvane Falpermeier ressaltaram que trata-se de uma oportunidade para se sentirem ainda mais inseridos na cooperativa. “É essencial acompanharmos tudo o que acontece em cada regional e ver como está ocorrendo o crescimento a cada ano. Vale recordar que, no momento em que entramos na cooperativa, encontramos um porto seguro, onde não precisamos ter medo de comprar ou vender, é algo certo. Esperamos que o futuro seja cada vez melhor, com investimentos constantes nas filiais”, afirmou o casal. Silvane acrescentou ainda, que o ingresso na cooperativa foi tão importante, que, de lá para cá, a família sempre melhorou os negócios na propriedade. “Participamos do Programa De Olho na Qualidade Total Rural; do Alfa Mulher e tudo isso contribui com nosso progresso e aprendizado constante”, mencionou.
Há 20 anos como associado da Alfa, Marcelo Bernardon, relata que entre os aspectos importantes da participação nas pré-assembleias, é o associado saber tudo o que acontece na cooperativa. “A Alfa é nossa aliada desde o plantio até a colheita, com preços justos em cada negociação. Acreditamos que a cooperativa tem que seguir em ritmo de crescimento e ser competitiva. Desse modo, os associados e clientes em geral trabalham e ganham cada vez mais confiança na Alfa”, afirmou Marcelo acompanhado da esposa Suzan Vorl Bernardon.
Ferdinando Marció, gerente da filial de Porto União, salientou que neste ano houve uma participação expressiva dos associados e um grande empenho das equipes de colaboradores em cada evento. “Eles querem se manter inteirados sobre o andamento dos trabalhos. Isso é imprescindível”.
Entre os potenciais observados na região onde atua, Ferdinando cita a produção de cereais, de modo especial, a soja. “As terras são muito produtivas e o clima é mais favorável. Ingredientes que contribuem para resultados eficientes”.
Com a palavra, os diretores
A maior participação dos associados foi um dos pontos de destaque citados pela direção durante as explanações.
O segundo vice-presidente, Edilamar Wons, ressaltou que a expectativa é superar o quantitativo de 7 mil pessoas. “Estamos muito felizes pelo envolvimento e empenho. É um momento de prestar contas e também de ouvir os associados e suas reivindicações.
Buscamos contribuir nesse processo e neste ano disponibilizamos transporte aos interessados”, comentou ao acrescentar que em 2024 houve diversos investimentos nas estruturas de armazenagem. “Temos obras que ainda estão em andamento e outras previstas. Uma delas refere-se ao espaço da antiga indústria de soja, uma área nobre de Chapecó onde estudamos a possibilidade de um projeto inovador. A ideia é contribuir com a receita da cooperativa, agregar valor, atender melhor os associados e clientes, e gerar mais renda às famílias”.
Na avaliação do primeiro vice-presidente, Cladis Jorge Furlanetto, o fato de os associados estarem ainda mais interessados em saber sobre o andamento da cooperativa, fortalece todo o trabalho realizado. “É nosso compromisso ter essa transparência com a gestão e apresentar ações e resultados de todo o ano. Percebemos que os questionamentos e dúvidas estão bem fundamentados e com um olhar coletivo”, ressaltou ao enfatizar que o ano fechou de modo muito positivo, mesmo com a baixa das commodities no segundo semestre. “O clima colaborou bastante até o momento, em todas as regiões geográficas onde a Alfa atua. Tivemos a melhor safra de trigo na história da cooperativa e a soja também apresentou um ano melhor. Na mesma linha, o setor de carnes, de modo geral, evoluiu, principalmente a suinocultura foi outro destaque importante de 2024”.
Conforme o presidente, Romeo Bet, é uma alegria muito grande e motivo de satisfação, observar a credibilidade que a Alfa tem, principalmente com os associados. “Chegamos praticamente ao fim do quarto mandato como presidente e com várias realizações: seja pelas devoluções em Cota Capital (ao longo dos anos já foram pagos R$ 270,52 milhões), programas em andamento, e todos os outros fatores positivos que contribuem para o êxito da cooperativa. Em termos de resultados econômicos, também fechamos muito bem 2024. Isso tudo vem ao encontro dos associados e faz com que a cooperativa se mantenha cada vez mais forte, atendendo aos associados da maneira mais adequada possível, com assistência técnica e produtos de qualidade para que todos cresçam juntos”, afirmou o presidente ao frisar: “Conscientizamos os donos da cooperativa sobre a necessidade de crescimento. Só temos a agradecer a dedicação e a confiança que devem prevalecer sempre. Esse elo foi construído há 57 anos”.
Na avaliação do ano, a direção mencionou que na área de grãos o saldo é muito positivo, somente com alguns problemas pontuais e a vantagem de redução da incidência de cigarrinha. Também houve melhorias em estruturas como: armazenagem, tombadores, empilhadeiras e veículos.; progresso na logística; redução de preços dos insumos e equivalência do preço de grão; e avanço na comercialização da produção agrícola.
Do mesmo modo, foram adquiridas áreas de terras e terrenos em 2024. Entre os quais está: Área de terra em São Bernardino/SC; Terreno no posto Efapi em Chapecó/SC; Terreno na Colônia Cella/SC; Terreno em Canoinhas/SC; Terreno em Quilombo/SC; Terreno em Barracão/PR e Terreno em Coronel Freitas/SC e Áreas de Reflorestamento: 158,87 hectares.
Outro avanço foi registrado na instalação de tombadores: Silo de Águas de Chapecó/SC; Silo de Braço do Norte/SC; Silo de Coronel Freitas/SC; Silo de Felipe Schmidt/SC; Silo de Lança/SC; Silo de Palma Sola/SC; Silo de São Miguel do Oeste/SC; Silo de Vitorino/PR e Silo de Xaxim/SC.
Investimentos
Para o próximo ano, alguns investimentos estão previstos a exemplo: Agropecuária e unidade de transbordo para Aratiba/RS; Ampliação da Fábrica de Ração em Bom Jesus/SC; Em Chapecó: Indústria de Biodiesel na área do Complexo Industrial; Aumento da capacidade da Indústria de Óleo; Depósito de sementes; Em Quilombo/SC: Ampliação do supermercado e nova loja agropecuária; Em São Miguel do Oeste: Ampliação do Supermercado e da nova loja agropecuária; Em São Domingos: Novo supermercado; Em Rio Verde: Reforma loja agropecuária; Nas granjas multiplicadoras de suínos: ampliação e melhorias, em cumprimento a todas as adequações de bem-estar animal; Em Ipuaçu/SC: Instalação de um tombador; Em Sidrolândia: Nova loja agropecuária; Em Sarandi: Nova loja agropecuária.
Presente aos participantes
Na chegada às pré-assembleias, os associados receberam um mimo: uma sacola com uma cuia e bomba.
Já no fechamento de cada encontro, eram sorteados três prêmios: uma parafusadeira furadeira; uma motoserra e uma lavadora de alta pressão.
Agenda:
A Assembleia de Líderes será realizada no dia 04 de fevereiro, às 9h30. Já a Assembleia Geral Ordinária (AGO) será no dia 14 de fevereiro, às 9h30. Ambos os eventos acontecem na sede da AARA em Chapecó/SC.