Publicidade

Construção e Decoração

Arquitetura.jpg

Tendências de arquitetura de casas que você precisa conhecer

Por

1. A integração de áreas 
Não é novidade que as paredes perderam espaço - principalmente, em apartamentos compactos -, mas quem está à procura de inovação nos projetos de arquitetura de casas pode encontrar esse diferencial na integração de ambientes internos e externos. 
A ideia sugere que as áreas externas sejam mais valorizadas com a utilização de janelas de vidro, no lugar de paredes e portas, aumentando a quantidade de luz natural no ambiente, bem como de ventilação. 
É possível, ainda, trazer a área externa para o interior, como acontece com os jardins internos. Verdadeiros espaços verdes em harmonia com os ambientes sociais do lar. 

2. Casas inteligentes 
A revolução digital nos trouxe a automação residencial, um conceito que está em alta e sem validade para expirar. Assim, não são apenas os seus clientes que se mantêm conectados, no dia a dia, mas suas casas também. 
Em poucas palavras, as casas inteligentes permitem interações em um mesmo aparelho, como o smartphone, podendo controlar o acendimento de luzes, a temperatura do termostato e, até mesmo, os aparelhos de áudio e vídeo espalhados pela casa. 

3. O vidro com mais funcionalidade 
Mais que um material digno de charme para diversos estilos decorativos, o vidro passou a conquistar pelo seu apelo funcional nas últimas tendências em arquitetura. 
Quer ver algumas das vantagens em usar vidros nos seus próximos projetos? Aqui vão: 
- Viabiliza uma decoração sustentável, com mais iluminação natural; 
- Permite economia no uso de energia elétrica; 
- Integra ambientes, como mencionamos; 
- Sua manutenção é simplificada. 
Portanto, para inovar, experimente usar mais vidro nos projetos de arquitetura de casas! 

4. Design consciente e sustentável 
Atualmente, a preocupação com o impacto ambiental é tão grande quanto o impacto que os seus clientes querem causar nas visitas. Com isso, o design consciente e sustentável pediu licença com muito estilo e bom gosto. 
Assim, móveis reformados, materiais reutilizados (como a madeira de demolição e azulejos antigos), itens decorativos naturais e fontes de energia renováveis, como a energia solar, podem ser os protagonistas de um design ecologicamente consciente. 

5. O poder da volumetria 
Além dos cuidados ambientais, a volumetria está entre as principais tendências em arquitetura de casas com sua proposta diferenciada: trazer movimento às residências. 
A ideia consiste em compor fachadas com equilibrada assimetria, ora em curvas, ora em ângulos retos, e em diferentes posições (como blocos horizontais e na vertical). 
Dessa maneira, a apresentação da casa fica mais dinâmica e arrojada. Vale a pena se inteirar a respeito, principalmente se o perfil dos clientes for mais ousado e moderno. 

6. O uso das impressoras 3D 
Muitos dizem que o futuro está nas mãos das impressoras 3D. E, quando observamos as tendências em arquitetura, vemos o quanto isso pode estar o mais próximo da realidade. 
Hoje, já existem projetos que introduzem o conceito em cômodos inteiros, embora a sua aplicação prática e comercial ainda esteja arriscando os seus primeiros passos. Por isso, convém ficar de olho nas possibilidades da impressão 3D para os próximos anos, não acha?

Leia também