13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Roda Motor

A escolha do mecânico precisa ser cautelosa

Deixar o veículo em uma oficina requer cuidados

Por IQA
Foto Divulgação

Fazer a manutenção do carro é fundamental, mas a escolha do mecânico precisa ser cautelosa

Uma das medidas básicas de segurança para quem vai pegar a estrada é fazer a revisão completa do veículo. Muitos sabem da necessidade e importância do check-up, porém, ficam confusos na hora de escolher uma oficina mecânica. “Em primeiro lugar devem ser analisadas a idoneidade e a qualificação dos profissionais”, alerta Evander Urtado, mecânico há 30 anos.

Para evitar problemas e dor de cabeça às vésperas da viagem, além de verificar a água, o óleo, os pneus, a parte elétrica e os acessórios do veículo, é aconselhável seguir algumas dicas: para começar, pesquise os preços e a qualidade de pelo menos duas oficinas. Consulte o Procon da sua cidade para checar se a oficina já teve alguma reclamação registrada e verifique se o estabelecimento está devidamente regulamentado e se não é clandestino. Atenção! Alguns serviços como manutenção de injeção eletrônica só podem ser realizados por oficinas especializadas.

Depois é importante verificar as condições gerais do seu veículo ao deixá-lo na oficina e anotar possíveis arranhões ou amassados. Também cheque a quilometragem e o nível de combustível. Não deixe nada de valor dentro do veículo. Se sentir falta de algum objeto ao retirar o carro, comunique imediatamente a oficina. A documentação é sua garantia de tranquilidade. Exija um orçamento prévio do serviço a ser realizado, que especifique detalhadamente o material utilizado, o valor da mão-de-obra, a data de início e término do serviço, as condições de pagamento e o prazo de garantia do conserto. Peça sempre a nota fiscal, que deve conter todas as informações estipuladas no orçamento, o telefone, endereço e registro da oficina e os dados do veículo e do proprietário.

Se possível, faça você mesmo a compra das peças que precisam ser trocadas, após pesquisar o preço em lojas especializadas. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as peças substituídas devem ser originais (ou recondicionadas mediante autorização do cliente). Não esqueça de pedir a devolução das peças que foram trocadas.

O Procon orienta que, ao retirar o veículo, o proprietário faça uma vistoria completa e confira se ele está nas mesmas condições em que entrou na oficina. Veja se não há, por exemplo, riscos na pintura ou equipamentos quebrados.

Por fim, se não ficar satisfeito com o serviço realizado, formalize a reclamação por escrito. Só leve o veículo se estiver plenamente de acordo com o combinado inicialmente. Se necessário, procure o Procon ou registre boletim de ocorrência na delegacia mais próxima - apenas quando não houver solução amigável. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito a uma garantia legal de no mínimo 90 dias para qualquer serviço prestado. Caso não fique satisfeito, pode exigir que o serviço seja refeito ou a devolução do dinheiro.

Existe um organismo de certificação brasileiro especialmente para o setor automotivo. O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), reconhecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), realiza auditorias em oficinas mecânicas desde 1997, visando a melhoria do padrão na prestação de serviços. 

Leia também