Cuidados simples garantem uma viagem segura
Para quem vai aproveitar o período para viajar com o carro, a Proteste Associação de Consumidores recomenda alguns cuidados para garantir a chegada ao destino com tranquilidade. Depois de fazer a revisão mecânica do veículo planeje a bagagem que será levada e como acomodá-la no porta-malas.
Para quem vai com a família uma preocupação é como conseguir acomodar tudo no porta-malas com segurança. A bagagem pode representar risco aos passageiros que viajam no banco traseiro, conforme testes já realizados pela Proteste. Veja alguns cuidados para garantir a segurança e conforto dos passageiros durante o percurso. Excesso de malas e objetos soltos pode prejudicar a visibilidade.
Como só há o encosto do banco para separar a bagagem dos passageiros que sentam no banco de trás, em caso de colisão frontal, as malas podem provocar ferimentos. Por isso, mesmo que não haja passageiros nos bancos traseiros, afivele os cintos de segurança. Eles podem ajudar o encosto do banco de trás a resistir à pressão das bagagens.
Se transportar malas pesadas, evite levar um passageiro ou uma cadeira de criança na posição central. Coloque as malas mais pesadas na parte de baixo do porta-malas. Caso utilize o bagageiro na capota (rack), verifique se ele e as malas estão bem fixados.
O que vemos nas estradas brasileiras são veículos trafegando abarrotados de sacolas, mochilas e malas. O vidro traseiro desaparece e muitos objetos ficam soltos. É importante que todo motorista saiba que obstruir a visão do retrovisor interno é uma infração grave e sujeita a multa.
Para começar, faça uma lista com tudo o que será necessário para a viagem. Essa relação é importante para se ter uma noção do que vai ser transportado e, assim, saber onde colocar cada coisa, além de ter uma ideia real se haverá espaço suficiente para tudo.
Lembre-se de avaliar o que deve ficar à mão e assim facilitar o acesso ao porta-malas. Não deixe para somente no momento de partir. Tudo que puder deixar de levar é importante. Carregar objetos desnecessários além de dificultar a montagem da bagagem também consome combustível desnecessariamente. Saiba que qualquer quilo de sobra faz diferença.
Organização é sempre bem vinda, assim separe tudo por categorias. Uma sugestão : roupas, agasalhos, calçados, produtos de higiene, utensílios de camping, materiais de pesca, de praia e por aí afora.
Procure utilizar malas de formatos variados, pois o objetivo será aproveitar todo o espaço do porta-malas. Mas lembre-se, malas muito grandes são complicadas de encaixar, além de serem desconfortáveis para, por exemplo, subir escadas. Em uma viagem, independente da duração, é fundamental levar uma mochila pequena para acomodar uma troca de roupa em uma emergência, guardar documentos ou artigos eletrônicos.