Tecnologia inédita agiliza retirada de carro em locadora
Já imaginou entrar em uma agência de aluguel de carros e sair dirigindo o veículo sem passar pelo balcão de atendimento da empresa? Esse processo pode se tornar uma realidade através de uma tecnologia que está sendo desenvolvida pela Localiza, maior rede de aluguel de carros da América Latina. Em menos de um minuto, por meio de um aplicativo de celular, o cliente faz o check-in, informando a chegada à agência. Em seguida, a ferramenta aponta a localização exata do carro com detalhes como número da vaga, placa do veículo e a foto do modelo escolhido. Quando o cliente chega à vaga determinada, aparecerá na tela o botão “abrir o carro” que, quando acionado, abre o veículo automaticamente. As chaves e o documento estarão no porta-luvas e o cliente já pode sair dirigindo.
Segundo Guilherme Braz, diretor de Experiência do Cliente e Pricing da Localiza, a tecnologia, que é inédita na América Latina e utilizada apenas em outros dois países no mundo, é a mais recente iniciativa de um grande programa de melhoria da experiência do cliente. “A ferramenta de locação totalmente digital pretende transformar o panorama de aluguel de carros no país e acreditamos que o veículo alugado se tornará uma opção de mobilidade ainda mais interessante”, explica. A previsão é de que, no segundo semestre de 2017, a novidade esteja disponível nas principais agências Localiza do país.
“No momento, estamos em uma etapa de piloto com mais de 10 veículos, convidando um grupo selecionado de clientes para experimentar o novo serviço. Estamos adotando o processo de cocriação com os clientes, pois são aqueles que utilizam o serviço e desta forma a solução fica muito mais ajustada às suas necessidades”, comenta Guilherme Braz. A reserva do carro pode ser feita por diversos canais – inclusive pelo APP da Localiza. O processo de devolução do veículo, que já é digital, fecha todo o ciclo de experiência, com o máximo de agilidade.