23°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Foto 2 - Divulgação.jpg

Piercing na boca prejudica gengiva e pode danificar os dentes

Por 12

Utilizar piercing na boca não é uma tarefa tão simples, sob o ponto de vista da odontologia.

Caso o usuário se submeta a utilização da peça de metal, orientações odontológicas devem ser seguidas a fim de evitar problemas, que podem levar ao inchaço da língua à retração gengival.
Afinal, a partir de uma possível inflamação neste delicado local do corpo, muitos problemas sérios podem surgir. Um dos mais diagnosticados é o inchaço da língua, que pode ocasionar o fechamento da passagem de ar, dificultando a respiração. Entretanto, outros problemas acontecem com o uso da peça de metal, que não são percebidos pelo usuário, mas podem atrapalhar no futuro.

"As peças de metal não só podem ferir o sensível tecido da gengiva, mas também causar sua retração. A retração gengival, por sua vez, causa a sensibilidade dentinária. Além disso, o piercing também pode danificar ou até fraturar os dentes, inclusive restaurações e coroas", explica a cirurgiã-dentista Letícia Boos.

Para evitar complicações, deve-se evitar mexer nele, principalmente durante o período de cicatrização, que varia de duas a seis semanas. Chupar gelo nos primeiros dias também ajuda a desinflamar a boca.

"Outro cuidado fundamental envolve a escovação adequada dos dentes e da língua com uma escova nova, além de enxaguar com antisséptico bucal e procurar não ingerir bebidas alcoólicas ou fumar", acrescenta, Letícia.
Além disso, é indispensável a busca de referências do profissional que será responsável pela colocação do piercing. E sobre fazer em casa, a recomendação é objetiva: nem pensar. Afinal, é necessária a assepsia adequada, orientação e prevenção de doenças transmissíveis.

Créditos: Divulgação

Leia também