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Saúde

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Menos exageros e mais confraternização

Por Divulgação
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Nesta época do ano, em razão das festas, férias e reuniões de famílias e amigos, geralmente são comuns os famosos “exageros alimentares”. Contudo, muitas pessoas já estão mais conscientes e percebem que a confraternização não é necessariamente baseada em muitas comidas e bebidas, e que é possível encontrar um tempo para a atividade física.

A afirmação é da nutricionista que atua no Sesi de Erechim, Ana Laura Morselli.

“O motivo principal desses momentos não é a alimentação em si, mas a união, o carinho e manter os cuidados para evitar exageros”, salienta. Segundo ela, outra orientação importante é referente a ingestão de líquidos para auxiliar na hidratação. “Para variar podem ser inclusas bebidas como as águas aromatizadas com frutas, por exemplo. Lembrando que os refrigerantes possuem açúcar e não são indicados principalmente para quem deseja manter o peso equilibrado”, comenta.

A nutricionista orienta, que na hora da ceia o ideal é sempre ter alimentos como saladas para acompanhar outras comidas, como o arroz. É preferível consumir também carne branca, como frango, peru, as quais possuem um pouco menos de gordura. “Além disso, é válido evitar frituras. Se for consumir bebida alcoólica é importante intercalar com água. Evitar ainda o consumo exagerado de doces e procurar inserir frutas nas sobremesas”, pontua. 

Equilíbrio

A nutricionista Rubia Amadigi, reforça que no momento de servir o prato é importante colocar uma proporção equivalente a 1/4 de proteína, metade de salada com frutas e o restante com acompanhamentos. “Isso já fará toda uma diferença para que se sacie mais rapidamente, não consuma tantas opções ricas em valor calórico e dessa forma não “engordará” por causa de um único dia”, comenta.

Confira a seguir outras dicas interessantes e aproveite as festas

Sirva-se uma única vez na Ceia de Natal e Ano Novo;

Para não ir com tanta fome para as festas de fim de ano, se programe para fazer um lanche leve e saudável antes do evento.

Intercale as bebidas calóricas (cerveja, espumante, refrigerante) com copos de água. No fim da festa você com certeza terá reduzido o seu percentual de calorias extras para um único evento.

Se é você que preparará algum jantar de fim de ano atente-se nas substituições do preparo dos alimentos: Use temperos naturais no lugar dos prontos. Coloque nos molhos creme de leite light, leite desnatado ou manteiga reduzida em gordura. Misture no arroz branco o arroz integral ou acrescente fibras (linhaça, aveia) ou talos de legumes e verduras.

Compense no dia seguinte consumindo um suco detox pela manhã em jejum. Por ser super funcional, esse suco ajudará no combate às inflamações, no cansaço e nos excessos do dia anterior, fornecendo um melhor desempenho para seu organismo.

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