Blog do Rodrigo Finardi

Foto 1.jpg

Vereadores de oposição fecham questão e Oldra será o próximo presidente

Por Rodrigo Finardi

Reunião realizada ontem (9), reforçou o acordo para quatros anos no Legislativo erechinense

A exemplo do ano passado, os nove vereadores de oposição em Erechim (faltou apenas Sandra Picoli), se reuniram com dirigentes partidários, para um almoço ontem (9). Na pauta a eleição da mesa diretora para 2019, que acontece na última sessão ordinária do ano, em 17 de dezembro.

Em 2016, se reuniram para firmar acordo para os quatro anos. Em 2017 o presidente foi do PSB, com Ale Dal Zotto. Nesse ano de 2018, coube ao MDB indicar o presidente, e o escolhido foi Rafael Ayub.

E essa reunião serviu para reforçar o acordo de 2016. E o PT indicou o presidente. Se ninguém roer a corda, Alderi Oldra assumirá o posto mais alto.

A vice-presidente será Sandra Picoli do PCdoB. Caberia ao Partido Verde indicar o 1º secretário (Ilgue Rossetto) que abriu mão e o nome ainda não foi definido. E 2º secretário será Ale Dal Zotto (PSB).

Sobre a reunião, Alderi Oldra enaltece o grupo: “O acordo continua mais firme do que nunca. Existe uma relação sadia de cumplicidade e comprometimento com os cidadãos de Erechim. É por isso que nosso grupo se mantém unido, forte e respeitoso”.

O acordo ainda prevê que para o último ano desta legislatura em 2020, sentarão novamente para ver quem será o presidente. Não se tem partido definido ainda. 1

Dexheimer ingressa no partido de Bolsonaro

O ex-prefeito de Erechim Antônio Dexheimer que recentemente se desfiliou do PSD, já tem nova sigla. Ele se filiará no PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro em evento que acontece dia 30 de novembro na Câmara de Vereadores.

O que poucos sabem é que Dexheimer foi o principal responsável pela criação do PSL em Erechim nesse ano. Ele foi procurado pela direção estadual e acabou juntamente com um grupo de amigos de sua confiança, criando o primeiro diretório do partido no interior do Rio Grande do Sul.

O suplente de vereador Rogério Pizzatto que era do PSD e foi para o PHS foi procurado por Dexheimer em março deste ano e em abril formaram a comissão do PSL em Erechim. Pizzatto se desfiliou recentemente do PHS e ingressou no PSL.

TV aberta no Legislativo

A Câmara de Vereadores de Erechim está abrindo edital para ter um canal de TV aberta. Reunião foi feita essa semana, e não foi unanimidade, porém prevaleceu a vontade da maioria. Objetivo é que no próximo ano, em 2019, já esteja funcionando.

No canal fechado que tem hoje (espaço na TV Assembleia) e também via youtube com transmissão ao vivo das sessões ordinárias, o envolvimento e audiência é muito baixa. Uma boa ideia, desde que seja um canal com pluralidade de pensamentos e que se discuta com responsabilidade os problemas do município, questões culturais, de interesse comum.

Cadastramento biométrico

A Justiça Eleitoral está realizando o cadastramento biométrico dos eleitores de Erechim. Na eleição de 2020, já estará valendo e todos precisam fazer esse cadastro. Até o momento em torno de 35% da população fez seu cadastro. Para o eleitor, seria interessante o quanto antes fazer, para evitar filas na reta final, quando 2020 chegar.

Respeito entre poderes

Com relação as especulações que partidos de oposição podem ingressarem no governo de Luiz Schmidt, o prefeito foi taxativo que ninguém do governo fez convite algum, nem mesmo conversa direta com vereadores para buscar ter a maioria a partir do próximo ano: “composições da Câmara de Vereadores são respeitadas pelo Executivo, que não tem, não pode, e não deve tentar ingerir em outro poder”.

Inevitável reação

Empresários não gostaram da definição da AMAU em apoiar a manutenção da alíquota de 18% do ICMS para 2019, mesmo com a contrapartida de que o Estado repasse em dia os valores para a saúde. E essa era uma preocupação de alguns prefeitos com relação ao pensamento da população

Um destes empresários disse: “se não prorrogar o imposto é mais dinheiro para as empresas e os cidadãos. Se fosse por plebiscito os prefeitos aprovariam? Onde estão as entidades empresariais?”

Era inevitável essa reação.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Libra
23/09 até 22/10
Apesar do dia de folga, se não souber manter o foco...

Ver todos os signos

Publicidade