Publicidade

Blog de Rodrigo Finardi

  • A sucessão na prefeitura orbita pensamentos e o imaginário

    Por Rodrigo Finardi
    Foto Rodrigo Finardi

    O imaginário, a vontade, o poder, orbitam pensamentos dos membros do governo Schmidt. Por uma simples razão. O prefeito não quer ir à reeleição, logo alguém do grupo irá ocupar esse espaço. E não tenho dúvidas que trabalharão para evitar que um nome venha de fora de quem hoje detém os principais cargos. Acredito que essa vontade, legítima, passará pelo crivo do prefeito.  E quem seriam os virtuais candidatos do governo? Essa é uma análise interessante.

    Visibilidade e sem partido

    O secretário de Desenvolvimento Econômico Altemir Barp (PSDB), agregando a agricultura a sua pasta, pode aumentar sua visibilidade. E também seu interesse.

    Tem gente do núcleo duro e de fora do governo, mas com influência, que aposta como candidato do governo, o secretário de Saúde Jackson Arpini, que continua sem partido, disse que sairia final do ano do cargo, mas deve permanecer.

    Outros nomes

    Outro nome como o chefe de gabinete do prefeito, Roberto Fabiani, é cortejado pelo PR do secretário Camargo. Hoje está no Solidariedade.

    E tem o vice-prefeito Marcos Lando (PDT), que se quiser concorrer a prefeito irá concorrer.

    Ingrediente surpresa

    E ainda tem o ingrediente surpresa, que vem de fora das paredes do palácio. O nome pode sim, vir de outro partido, que hoje não faz parte da base aliada. Ou nome que ajudou na campanha e hoje só tem indicações no governo.

    Parece longe 2020, mas tem muita gente se mexendo, pois quem morre na véspera é peru. Enquanto alguns andam, outros definem nomes em quatro paredes.

    ----------------------------------------------------------------------------

    Reviravoltas podem acontecer

    No dia 17 na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Erechim, acontece a eleição para presidente da casa legislativa. Recentemente o “grupo dos nove” de oposição se reuniram para reafirmar o acordo feito em 2016. 

    Natural que o Executivo erechinense, tente reverter algum voto, para ter a maioria no terceiro ano de mandato. Por ora, ainda não surtiu efeito. Conversando com alguns vereadores de oposição, garantiram que o acordo permanece e irão unidos para esta eleição, que deve eleger Alderi Oldra (PT) como novo presidente para 2019.

    Mas faltam ainda 10 dias, e várias reviravoltas podem acontecer. Não será por falta de esforço de alguns membros da base aliada.

    Nada é mais poderoso que o peso da caneta

    Na edição de ontem (7), escrevi que as férias do prefeito de Erechim, Luiz Schmidt começa em 19 de janeiro. Na verdade, o correto é 19 de dezembro. Momento de descanso, quando seu mandato chega a metade em 31 de dezembro.

    No seu retorno, é inevitável que cobrará mais de seus secretários. Mais empenho e principalmente resultados. Para opinião pública alguns nomes não deram resposta desejada. Mas a caneta é dele.

    E como diz o advogado Jorge Lisbôa Goelzer “nada é mais poderoso que o peso da caneta”.

    Mudanças no Regimento Interno

    A comissão formada no início do ano na Câmara de Vereadores para rever o Regimento Interno e a Lei Orgânica do município de Erechim encerrou os trabalhos. Todos os vereadores receberam uma cópia e na próxima quarta-feira (12) irão se reunir para discutir o que foi proposto para chegar a uma redação final. Deve entrar na pauta de votação na última sessão ordinária do ano em 17 de dezembro.

    Alguns assuntos discutidos são os artigos com interpretação dúbia, o tempo regimental de fala dos vereadores durante as sessões e também o dia e horário definitivo para as sessões ordinárias.

    Festival de Cerveja Artesanal  

    Evento de cervejas artesanais promete movimentar o Parque da Accie. Será no dia 16 de fevereiro. Esse tipo de produto vem aumentando e além de hobby de muitos, virou um negócio para outros. O Festival da Cerveja Artesanal de Erechim é uma ótima oportunidade para conhecer o que está sendo feito nesse ramo que não para de crescer.

    Os temidos carnês de IPTU

     Nesse ano, os valores do IPTU pagos em Erechim, deu muita dor de cabeça para o Executivo, o Legislativo e principalmente para quem teve que pagar o valor salgado. Chegou num determinado momento que os dois poderes sentaram e criaram uma lei para valer para 2019. Com isso, a previsão de arrecadação nesse imposto deve cair R$ 5 milhões no próximo ano.

    A prefeitura está com edital aberto na modalidade pregão presencial para contratar empresa para confeccionar os carnês do IPTU e do ISS. A empresa vencedora será conhecida no dia 21 de dezembro.    

    Só eu que tenho essa sensação?

    Ontem (6) foi divulgado índices de deflação no Brasil no mês de novembro. Eu vou em farmácia, mercados, lojas. Uso cheque especial, faço empréstimos pessoais e não consigo sentir essa deflação no meu orçamento. Será que sou só eu que tenho essa sensação?

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Capricórnio
22/12 até 20/01
Não é o melhor momento para acreditar em...

Ver todos os signos

Publicidade