13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Estado

Ministro da Integração realiza encontro com prefeitos na Famurs

Gestores municipais aguardam anúncio de auxílio às cidades atingidas pela chuva

teste
Ministro Helder Barbalho
Por Assessoria
Foto Divulgação

O ministro da Integração, Hélder Barbalho, confirmou presença em reunião com prefeitos, que será realizada na sede da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574 - Bairro Menino Deus), nesta segunda-feira (12/6), às 13h30. Durante o encontro, o presidente da Federação, Luciano Pinto, entregará ao representante do Governo Federal uma pauta com pleitos da Federação. Entre os pedidos está o repasse de R$ 200 milhões para auxílio emergencial às cidades atingidas pela chuva. Também deverão estar presentes no encontro uma série de autoridades federais e estaduais.

De acordo com uma pesquisa da Famurs, os 230 municípios gaúchos que informaram estimativa de prejuízo quantificaram em R$ 117 milhões o valor para a recuperação da infraestrutura danificada. Segundo o estudo, o número total de cidades que já estão ou admitem decretar situação de emergência pode chegar a 213 no Rio Grande do Sul.

No dia 1º de junho, a Famurs apresentou um lista de pleitos ao governador José Ivo Sartori, entre os quais a homologação do decreto estadual de emergência. A entidade também requisitou o pagamento de recursos em atraso da área da saúde para os municípios em situação de emergência, a recuperação de estradas e a cedência de maquinário.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas