Euro R$ 3,82 Dólar R$ 3,22

Publicidade

Estado

“O empresário gera riqueza e deve ser respeitado”, diz Petry

Por LETÍCIA WACHOLZ (Especial à ADI/RS)
Foto LETÍCIA WACHOLZ

Como leitor assíduo de jornal desde os 12 anos, o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs) reconhece o papel dos veículos impressos e a força das notícias que envolvem diretamente os interesses e o desenvolvimento das comunidades. "Os jornais das cidades não podem parar. A palavra-chave do jornal é credibilidade", frisou Gilberto Porcello Petry, durante a reunião-almoço anual que a Associação de Diários do Interior do RS realizou nesta quinta-feira, 17, com a federação.

O que também não pode parar é o crescimento da indústria e a visão estratégica dos empresários. É o que garante, em tom de otimismo, Gilberto Petry, que além de ser o dirigente da principal entidade que representa as indústrias gaúchas, é presidente a Weco, uma das maiores empresas do setor metalúrgico do estado. 

Ao avaliar o cenário econômico, Petry destacou que a situação é estável com a permanência de Michel Temer na presidência da República, até o fim do mandato. "Isso faz com que, em um ano e meio, tenhamos uma situação que nos permite projetar alguma coisa." Segundo o gestor, os sinais da política e da economia são os parâmetros diários que levam os empresários a decidirem se investirão ou não. "Temos, pelos próximos meses, uma possibilidade de melhora. Espero que ela ocorra, pois esta crise já segue há bastante tempo", acentuou, ao contextualizar as discussões em torno das reformas política e tributária que ocorrem na capital Federal.

Ao repassar uma mensagem aos empresários do ramo industrial, Petry destacou a importância do setor para o desenvolvimento do estado e do país e compartilhou sua expectativa para o crescimento da geração de empregos. "O empresário industrial gera riqueza e deve ser respeitado. Isso vale para todos empresários."

Petry ainda enalteceu a força da agricultura para a economia, especialmente, para a exportação e observou o compromisso da indústria com o produto final e com os consumidores. "O que importa no final de tudo são os consumidores. Se não tiver consumidor, não há negócio", frisou.

ADI/RS
A reunião-almoço foi conduzida pelo presidente da Associação de Diários do Interior do RS, Sérgio Klafke, que abriu o encontro destacando a representatividade dos jornais no interior do estado e o papel do jornalismo comunitário. 
Klafke destacou que o objetivo do encontro é estreitar as relações com a Fiergs, que sempre foi parceira dos projetos da ADI. "Este encontro busca reforçar o nosso compromisso, que é o mesmo da Fiegrs: trabalhar pelo desenvolvimento do estado. Também busca reafirmar a parceria da entidade com a Federação", ressaltou o presidente da Associação, que também é Diretor de Conteúdo da Folha do Mate, de Venâncio Aires.


"Empresário é aquela pessoa que, a partir de um sonho, de uma ideia, investe patrimônio pessoal para fazer o negócio andar, sem saber se vai dar certo, mas no dia a dia sempre está lutando"
GILBERTO PETRY - Presidente da Fiergs/Ciergs

****CURTAS*****

TABACO - Durante a reunião-almoço, Petry destacou a região do Vale do Rio Pardo, como uma das mais organizadas do Rio Grande do Sul e evidenciou o setor tabacaleiro. "Digam o que quiser sobre o fumo, mas o setor é extremamente organizado."

LEITURA - É através da leitura que lhe acompanha todas as manhãs, antes de sair de casa, que Gilberto Petry acompanha os principais fatos estaduais e nacionais da política e da economia. Leitura que também abre espaço para o esporte, a editoria que o leva a começar a leitura do jornal, sempre, de trás para frente. Sua paixão pela leitura e pelo ato de "folhear jornal", foi expressada durante a reunião-almoço.

SOBRE A ADI/RS

CONGRESSO - Durante reunião ordinária da Associação de Diários do Interior do RS, a diretoria tratou sobre a organização do 19ª Congresso dos Diários do Sul do Brasil, agendado para os dias 1º, 2 e 3 de setembro, no Hotel Continental, em Canela. O evento anual integrará os dirigentes dos jornais associados em um círculo de palestras e troca de experiências, como a apresentação dos cases que serão premiados com o prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão.

NOVO ASSOCIADO - A reunião também oficializou o ingresso de um novo jornal à associação, a Folha de Quaraí. O veículo é localizado no município de Quaraí, na fronteira oeste.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas