Euro R$ 3,85 Dólar R$ 3,26

Publicidade

Erechim

Chuvas ampliam prazo para reforma nos cemitérios

Por Karine Heller
Foto Antonio Grzybovski

Em preparação ao Dia de Finados, 2 de novembro, o município de Erechim, através da Secretaria de Obras Públicas e Habitação, estendeu o período para que a população realize reformas e limpeza no interior dos cemitérios municipais Pio XII e Santa Cruz. Conforme a legislação, o prazo encerraria no dia 20 de outubro, porém, devido às chuvas, decidiu-se por ampliar esta data até o dia 27 deste mês.

De acordo com o presidente da Comissão dos Serviços Funerários, Robson Luis de Oliveira, que também é diretor de Controle de Processos e Organização de RH, no Dia de Finados o horário de funcionamento também será ampliado e estará aberto das 7h às 19h, com plantão do setor administrativo que estará auxiliando a comunidade prestando informações. Normalmente, os cemitérios municipais estão abertos das 7h às 19h, sendo que nos sábados, domingos e feriados, o horário é das 8h às 18h.

Reforma da cruz mestra

Segundo Robson Luis de Oliveira, a cruz mestra dos dois cemitérios municipais está sendo reformada no sentido de dar mais segurança aos usuários. Por isso, Robson solicita as pessoas que observem a sinalização que indica o local adequado para colocar as velas. Oliveira ainda lembra os cidadãos para que não deixem velas acesas perto de flores plásticas e para que coloquem areia nos vasos de flores, evitando o acúmulo de água parada.  

Pouco movimento

Na tarde de ontem (19) o movimento era pequeno no Cemitério Pio XII, em razão da chuva e do frio. No local estão enterrados mais de 200 mil corpos de acordo com estimativa da chefe de Necrópole do Pio XII, Josiane Soares. Atualmente, segundo o chefe de Divisão de Alvará dos Cemitérios, Mateus Antônio Studzinski, a capacidade de recebimento é de até 60 novos sepultamentos nos espaços concedidos pelo município, mediante pagamento de taxas para o período de até cinco anos.

A pouca oferta de urnas disponíveis não preocupa os responsáveis pelo setor, pois de acordo com Mateus e Josiane, existe um rodízio natural, já que alguns corpos são remanejados pelos próprios familiares ou as gavetas passam a ser ocupadas pelo sistema de exumação, após cinco anos da data do enterro. Nos túmulos e jazigos privados, os proprietários têm a permissão de ampliar verticalmente para até quatro gavetas.

Prestação de serviços

Neste período que antecede Finados cresce a procura por serviços de mão de obra para limpeza e reforma dos túmulos, jazigos e gavetas. Enquanto muitas famílias optam por realizar o serviço, algumas utilizam profissionais habilitados para serviços de manutenção no cemitério. É o caso de Ana Muhammd, que tem enterrados no local seu marido, sua mãe, um irmão e uma sobrinha e estava ontem (19) acompanhando os serviços de mão de obra contratada. “Fazem uns quatro anos que a Eliza de Oliveira presta serviços para a nossa família com a manutenção do túmulo. Para nós esse serviço é louvável porque sabemos que o local está bem cuidado e, muitas vezes pelas dificuldades da família vir até o cemitério, os serviços da Eliza são fundamentais”, afirma Ana.

A autônoma, Eliza de Oliveira, que há 20 anos presta serviços de limpeza em túmulos, gavetas e jazigos no cemitério, como contratada por familiares que tem seus entes queridos enterrados no local, a aproximação ao Dia de Finados reflete no aumento do movimento de pessoas no cemitério. “Chega essa época o movimento aumenta quase o dobro. Hoje é um dia em que não tem muitas pessoas por causa da chuva, mas até o Dia de Finados, o movimento aqui aumenta muito”, disse Eliza.

A administração do cemitério informou que a prestação de serviços de mão de obra é permitida no local, pois os prestadores são contratados particularmente pelas famílias.

Sem restrições nos cemitérios privados

De acordo com as administrações dos cemitérios privados Jardim da Saudade e Ecumênico Jardim Eterno, não há restrições em relação aos dias para reparos e preparações para o Dia de Finados.

Reformas nos cemitérios municipais

De segunda à sexta-feira – das 7h às 19h

Sábado e domingo – das 8h às 18h

 

*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Erechim.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas