Euro R$ 3,82 Dólar R$ 3,22

Publicidade

Rural

Dia de campo em Machadinho discute investimentos em tecnologias

Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Cerca de 40 produtores participaram de um Dia de Campo no município de Machadinho, nesta quarta-feira (18). A atividade, que foi realizada na propriedade da família de Ermelindo Fortunati, na comunidade de Linha São Caetano, faz parte Projeto Rural Sustentável. O Projeto é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) do Governo do Reino Unido e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da Emater/RS-Ascar. Esse foi o primeiro Dia de Campo do Projeto realizado no município. 

O evento teve quatro estações. A primeira, apresentada pelo engenheiro agrônomo Bruno Ernesto Menegussi, pelo técnico em agropecuária João Renato Dall’Agnol, ambos da Emater/RS-Ascar, pelo produtor e viveirista Caetano Fortunati e pelo engenheiro florestal Mateus Ventura Hoszczaruk, sobre produção de mudas de erva-mate.

Na segunda estação o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Ilvandro Barreto de Melo falou sobre pragas e doenças na cultura da erva-mate. A terceira estação foi sobre a erva-mate na culinária e seus diversos usos, com a vice-presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate (Apromate), Sélia Regina Felizari. E, na quarta estação, o representante do Instituto brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Fábio Guilherme da Silveira apresentou o Programa Rural Sustentável.

No município de Machadinho, fazem parte do projeto, atualmente, os produtores Adroaldo Brandão, Lourenço Baldissera, Lourenço Pieri e Ermelindo Fortunati, este último, anfitrião do Dia de Campo. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, Apromate, Indústria de Erva-Mate e Chás Barão, IABS, Banco do Brasil, Department for Environment Food & Rural Affairs (Great), BID, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Projeto Rural Sustentável visa facilitar o acesso dos pequenos e médios agricultores ao Crédito Rural, destinado a investimentos em tecnologias agrossilvipastoris de baixa emissão de carbono e conservadoras do meio ambiente. A ação está acontecendo em sete estados do país, envolvendo os Biomas Amazônia e Mata Atlântica.

No Rio Grande do Sul, o projeto está presente em 10 municípios, sendo que na região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, fazem parte os municípios de Passo fundo, Ciríaco, Lagoa Vermelha e Machadinho. De acordo com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar e coordenador do Projeto pela Instituição na região, Ilvandro Barreto de Melo, estão abertas inscrições para produtores desses municípios que queiram participar até o dia 30 de novembro. Os interessados, segundo ele, podem entrar em contato com os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

No próximo dia 07 de novembro, haverá um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável no município de Lagoa Vermelha.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas