Euro R$ 3,84 Dólar R$ 3,26

Publicidade

Ensino

Dicas para o segundo dia de provas

Por Agência Brasil
Foto Najaska Martins

Caneta preta e documento oficial com foto são obrigatórios

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio é neste domingo (12). Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos que vão fazer a prova. Os inscritos terão quatro horas e meia para responder as questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Os portões nos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados impreterivelmente às 13h.

A exigência da caneta preta fabricada com material transparente é em razão de que outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova. Quem precisar comprovar sua presença na prova, para apresentar no trabalho, por exemplo, deve levar a declaração de comparecimento impressa e colher a assinatura do coordenador no dia da prova. O formulário está disponível na Página do Participante.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Quanto à preparação, a orientação é que os alunos revisem apenas os conteúdos que têm aparecido mais no Enem, examinando as provas anteriores. Outras dicas são evitar excessos, dormir cedo no dia anterior para acordar cedo no dia da prova, se alimentar bem, não usar bebida alcoólica nem estimulantes.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas