Euro R$ 3,82 Dólar R$ 3,22

Publicidade

Erechim

Colaboradores Transcredi doam medula óssea

Por Da redação - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Você certamente já ouviu uma história de uma criança de dois, quatro ou seis anos que está procurando um doador compatível de medula óssea. Há muitos jovens, adultos e idosos protagonizando essa mesma história, que nem sempre tem um final feliz. Pensando nesse cenário, parte dos colaboradores do Sicoob Transcredi foi até Joaçaba - SC neste sábado (11) para fazer o cadastro da medula óssea no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC).

Para Josiane Bender, uma das voluntárias da cooperativa, o sentimento é de felicidade “se nós podemos ajudar, por que não?”, comenta. De acordo com a Diretoria Administrativa do Sicoob Transcredi, Cristiane Machado da Silva, parte dos colaboradores já tinham feito o cadastro da medula óssea, “e agora tivemos mais um grupo de voluntários. É gratificante ter uma equipe disposta a contribuir com o bem-estar do próximo. E isso tem sido uma prática muito comum entre os colaboradores do Sicoob Transcredi. Somente neste ano, foram sete ações sociais realizadas pela própria equipe, é surpreendente”, afirma Cristiane.

 

Doação no Brasil

Ao todo são mais de 4,3 milhões de brasileiros cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), ligado ao Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mesmo com esse grande número de pessoas disponíveis, 850 ainda aguardam por um transplante em todo o País. Uma das principais dificuldades continua sendo o paciente encontrar alguém totalmente compatível, já que as chances são de uma para cada mil pessoas.  Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias. Para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo, a partir do Redome, que realiza a busca em todo o Brasil e também em outros países.

Para fazer o cadastro

Basta ter entre 18 e 55 anos de idade; Estar em bom estado geral de saúde; Não ter doença infecciosa ou incapacitante; Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico; Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso. O procedimento leva de 15 a 20 minutos. Para os que já realizaram o cadastro para doação de medula óssea, a atualização deve ser feita pelo link: http://redome.inca.gov.br/doador/como-atualizar-os-dados/ 

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas