Publicidade

Estado

Abordagens na Balada Segura têm aumento de 45% em 2017

site.jpg
Por Ascom/ Governo do RS
Foto Divulgação

O total de veículos abordados pelas equipes de fiscalização do Detran RS na Balada Segura em 2017 teve um aumento significativo em relação a 2016: 45%. O balanço do último ano aponta que foram realizadas 43,8 mil abordagens em Porto Alegre e nas blitze itinerantes em outros municípios, enquanto que, em 2016, foram 30,1 mil.

O avanço deu-se por quatro razões, segundo a chefe da Fiscalização do Detran RS, Ana Lucia Jodelis. “O uso do ônibus agilizou o deslocamento e a montagem das operações, permitindo a realização das blitze volantes, que auxiliaram no incremento. A integração dos sistemas de consulta e registro das infrações acelerou a emissão da multa, permitindo a migração automática dos dados para o Talonário Eletrônico de Multas”. Além da agilidade conquistada com a tecnologia, a natureza também ajudou. “O ano foi menos chuvoso, o que não prejudicou a duração das operações”, concluiu.

Balanço

Sempre com o apoio da Brigada Militar (BM), as equipes do Detran RS, flagraram 11,1 mil infrações na Balada Segura em 2017. Dos 41,2 mil testes de etilômetro realizados nas 521 blitze, 617 foram positivos. Somam-se a esses, 2,5 mil condutores que se recusaram a fazer o teste e sofreram as mesmas penalidades dos motoristas alcoolizados, totalizando 3,1 mil autuados no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro. Os agentes flagraram, ainda, 50 motoristas dirigindo com teor de álcool no sangue que a legislação classifica como crime de trânsito. As blitze da Balada Segura também recolheram 1,8 mil veículos e 3,5 mil CNHs irregulares.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas