15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Cipave disputa apoio internacional para aperfeiçoar ações

teste
sala de aula.jpg
Por Paulo dos Santos/Seduc
Foto Arquivos BD

O Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), do governo do Estado, está entre os 11 projetos selecionados para a segunda etapa da 1ª Convocatória Internacional de Avaliações de Impacto para uma Melhor Gestão, promovido pela Corporação Andina de Fomento (CAF) - Banco de Desenvolvimento da América Latina. Desenvolvida pela Secretaria de Educação (Seduc), a Cipave incentiva a cultura da paz para reduzir gradativamente os índices de violência em mais de 2,4 mil escolas gaúchas.

A proposta submetida, elaborada em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Núcleo de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Numa), é uma das 11 que passaram à segunda fase da seleção, de um total de 120 propostas enviadas. Os cinco projetos vencedores terão a oportunidade de receber uma assessoria técnica completa dos avaliadores do CAF, incluindo recursos humanos e materiais totalmente financiados para a produção de uma avaliação de impacto com alto rigor científico.

De acordo com a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro, o apoio técnico, logístico e financeiro para o estudo, bem como os resultados que serão encontrados na avaliação, irão trazer um avanço para aperfeiçoar as ações de combate à violência nas escolas da rede pública. "Estamos participando de um processo inédito para o nosso Estado. O apoio nos permitirá enxergar as mudanças que vêm ocorrendo e as maneiras mais adequadas para ampliar o programa nas escolas", explica. O resultado será conhecido no início da próxima semana.

O que é uma avaliação de impacto

É uma análise realizada após a implementação do programa, na qual busca verificar os resultados (mudanças, transformações na sociedade) atribuídos diretamente ao programa. Para estimar os impactos, são utilizadas técnicas estatísticas e econométricas.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas