Publicidade

Erechim

Vereador propõe feriado no dia do aniversário do município

Claudemir Araújo diz que o objetivo é inserir a população nas comemorações do aniversário do município

1r.jpg
Por Assessoria de imprensa
Foto Antonio Grzybowski/arquivo

O vereador Claudemir Araújo (PTB), apresentou uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, com o objetivo instituir feriado em Erechim no dia 30 de abril, data em que o município completa seu 100 anos.

Na justificativa do projeto, Araújo comenta que é importante homenagear os esforços dos pioneiros, que ao longe de um século desbravaram as terras erechinenses. “A ideia é que o município fixe o feriado ao completar 100 anos de fundação, pois não podemos deixar de protestar essa ímpar homenagem a todos os nossos munícipes, tornando o dia 30 de abril como data magna de Erechim. ” 

Araújo reitera a importância de se estabelecer este feriado em Erechim para que a população também possa participar de todas as atividades que sempre serão propostas para comemorar a data. “Os poderes Executivo e Legislativo poderão realizar diversas atividades comemorativas, contando com o grande envolvimento da nossa população que se estivesse em dia normal de trabalho não poderiam integrar-se.”

O parlamentar fala ainda do exemplo de outros municípios que já possuem este projeto. “Todas as cidades da região do Alto Uruguai e a grande maioria dos municípios do estado já decretaram feriado no dia de sua emancipação, portanto, nossa querida Erechim também merece que seja implantada neste dia o feriado municipal, honrando aqueles que fizeram e continuam fazendo a história da capital da amizade”, finaliza.  

Tramitação

No fim de manhã de hoje a proposta ainda não estava protocolada oficialmente. O documento foi parcialmente rejeitado na secretaria geral do poder Legislativo, pois para tramitar nas comissões internas e ser aproeciado em plenário, precisa da anuência de pelo seis vereadores, correspondente a 1/3 das bancadas. Até aquele momento apenas quatro parlamentares haviam assinado o documento. No gabinete do vereador Araújo a informação era que até o início da tarde todas as assinaturas  necessárias estariam no documento. Caso prosperar Erechim terá feriadão no mês que comemora 100 anos. O calendário assinala dia 30 em uma segunda-feira, ba véspera do Dia do Trabalho que neste ano ocorre na terça.feira.

Leia matéria atualizada e completa na edição impressa deste fim de semana.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas