Euro R$ 3,99 Dólar R$ 3,24

Publicidade

Estado

Cresce para 335 o número de desmanches regularizados no Estado

Por Governo do RS
Foto Divulgação

Com a forte fiscalização da Operação Desmanche, o Estado registrou no último ano um aumento na regularização das empresas que vendem peças de veículos usadas. Em 2016, 166 empresas estavam registradas no DetranRS e aptas a exercer a atividade. O ano de 2017 fechou com 335 Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) e outras 131 em processo de regularização. O Rio Grande do Sul é um dos estados mais avançados na implantação da Lei dos Desmanches, que entrou em vigor em agosto de 2015. Ao lado de São Paulo, possui o maior número de empresas regularizadas.

Desde que a lei federal entrou em vigor, somente podem atuar na desmontagem e venda de peças usadas empresas registradas no DetranRS. Além do credenciamento das empresas, o Estado tem trabalhado fortemente na fiscalização dos irregulares. A força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e que integra diversos órgãos, já promoveu 54 operações em dois anos, fiscalizando 84 empresas. O DetranRS também ampliou seu corpo técnico para fazer a supervisão e fiscalização das empresas credenciadas.


Material apreendido

No RS, uma legislação estadual regulamentou a norma federal, dando maior eficiência à fiscalização. A lei gaúcha autoriza a reciclagem de toda a sucata automotiva apreendida em estabelecimentos irregulares. Desde a primeira Operação Desmanche, em 16 de fevereiro de 2016, o DetranRS já reciclou mais de três mil toneladas de sucata automotiva.

Consulta a peças

Como o credenciamento dos desmanches começou antes no Rio Grande do Sul devido à existência de uma lei estadual, desde o ano de 2013 as empresas que buscaram regulamentação no DetranRS já cadastram seu estoque no sistema informatizado. Hoje já são mais de seis milhões de peças cadastradas. Para consultar o CDV que dispõe da peça que procura, os consumidores podem acessar no site do DetranRS em Consulta a Peças.

Publicidade

Blog dos Colunistas