Publicidade

Erechim

Censo Agropecuário revela queda na área produtiva

lavouraok.JPG
Por Assessoria
Foto Antonio Grzybowski

Os números preliminares do Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstrou uma queda no total de estabelecimentos produtivos agropecuários de 11,80% em Erechim. Em 2006 era de 1.127 e baixou para 1.001. Ainda, os números também apontam uma queda na área produtiva. Anteriormente os números do último censo mostravam uma área de 31.971 hectares. Agora, os dados até momento mostram que essa área diminuiu para 28.173 hectares.

Os números foram apresentados pelo coordenador da agência IBGE de Erechim, Admar Dornfeld, para a Comissão Municipal de Geografia e Estatística. O trabalho de campo foi iniciado em outubro e tem previsão de encerramento no final de fevereiro. Até ontem (6) cerca de 98% da lista prévia do Censo Agropecuário 2017 já havia sido trabalhada pelos recenseadores do IBGE na região da agência de Erechim, composta por 29 municípios.

Durante a reunião, realizada na última semana na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Dornfeld adiantou que houve uma diminuição de estabelecimentos produtivos no município, assim como de área. “Até o momento são somente esses os números que temos autorização para adiantar. O trabalho de campo será concluído no final de fevereiro e, após entramos na fase de análise e supervisão. Segundo orientações que temos até o momento, o resultado final do estudo com todos os dados, deverá ser divulgado para a comunidade somente em 2019”, salientou o coordenador do IBGE.

Fronteiras agrícolas

O Censo Agropecuário realizado em todo o país pretende levantar informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. São coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimento e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras entre outros dados, referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

Em Erechim, atuam quatro recenseadores, além de um coordenador e sete supervisores que auxiliam dando suporte aos demais municípios de abrangência.

Agência do IBGE em Erechim

A Agência do IBGE em Erechim tem, sob sua jurisdição, 29 municípios. São eles: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erechim, Erval Grande, Faxinalzinho, Gaurama, Gramado dos Loureiros, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Nonoai, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Rio dos Índios, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Trindade do Sul e Viadutos. 

Censo agropecuário Erechim

Dados preliminares

2006

2017

Área produtiva

31.971 hectares

28.173 hectares

Estabelecimentos produtivos

1.127

1.001

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas