12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Amigos da Alegria surpreende a comunidade com a Caminhada do Abraço

Atividade marcou os cinco anos da entidade

teste
28945003_1748762601857063_1216215288_o.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto Leandro Zanotto

A festa de 5 anos de fundação dos Amigos da Alegria foi comemorada no sábado (10) pela manhã junto à comunidade de Erechim. Vestidos de palhaços, os voluntários coloriram as principais avenidas da cidade com a I Caminhada do Abraço.

A turma partiu da Praça Jaime Lago e subiu a Av. 7 de Setembro com o Trenzinho Maria Fumaça. O abraço coletivo na comunidade aconteceu no retorno, quando os voluntários caminharam pela Av. Maurício Cardoso e distribuíram carinho e sorrisos, repetindo em grandes doses o que o grupo faz mensalmente durante as ações mensais junto aos pacientes com câncer e familiares. Neusa Lara Adami, uma das voluntárias, comentou que “a receptividade da comunidade foi calorosa! Quando subimos de trenzinho, os pedestres acenavam pra gente, os motoristas dos carros buzinavam... Na volta, a interação foi ainda maior! Sem economizar nos abraços e nos sorrisos, encontramos lojistas, famílias inteiras e muitas crianças”.

Durante a caminhada, os Amigos da Alegria receberam ainda mais incentivo para continuar com o trabalho de doação juntos aos doentes; uma causa pelo bem que vem arrastando uma comunidade inteira, como relatou a voluntária Rosangela Cornelio: “entre tantos que abracei, me encontrei com um casal. A senhora, assim que me viu, disse: ‘olha só como fiquei (mostrando o braço arrepiado)! Vocês realmente emocionam!".

Festa de 5 anos de fundação

O aniversário de 5 anos marca os primeiros passos dos Amigos da Alegria dados com a primeira ação realizada em 17 de janeiro de 2013 com a visita ao Centro Oncológico Santa Mônica e ao Centro de Apoio Oncológico Luciano (CAOL). Mas Ana Elise Santin Biason, eleita recentemente como vice-presidente, lembra que uma primeira intervenção foi feita através “de uma serenata motivacional no Consultório do Dr. Juliano Sartori”. De fato, o projeto estava sendo apresentado ao oncologista clínico, uma ideia encabeçada por uma das fundadoras dos Amigos da Alegria, Dulce Reato (in memoriam).

“Sempre ágil, otimista, determinada, auspiciosa, guerreira e inteligente”, descreve Ana, a Dulce a motivou a participar do grupo em 2012. “Conversávamos que eu iria me aposentar do Magistério, e ela deu uma risada, dizendo: ‘só da escola, pois já tenho uma grande tarefa para você’.  Foi quando a Dulce me contou de implantar o projeto dos Doutores da Alegria de São Paulo aqui em Erechim e, de imediato, repassou várias bibliografias para ler e para me inteirar sobre a nova missão”, conta Ana. Com o ingresso de novos voluntários para somar em força, habilidade e criatividade foram sendo realizadas reuniões para definir a caracterização e o nome do grupo que, no início, era “Anjos da Alegria”.

Além das ações mensais, os voluntários têm participado de cursos de aperfeiçoamento para trabalhar nos hospitais, o grupo firmou parceria com o Super Patas, promoveu o Marmitex beneficente para angariar fundos e elaborou o Estatuto da associação, que está em processo de finalização para ser aprovado. “Estamos celebrando 5 anos de existência, período em que recebemos e distribuímos muitos abraços, sorrisos, cantamos e confraternizamos, acolhemos e fomos acolhidos. Não somente nos locais em que atuamos, mas entre os integrantes da nossa grande família que ensina, a cada ação, sobre amor, generosidade, tolerância, aceitação e humildade”, resumiu Rosangela. “Os Amigos da Alegria trazem um encantamento muito grande, trazem a esperança, o canto, esse nariz de palhaço, uma vontade de viver mais e mais feliz. Sejam muito felizes e tragam felicidade pra nós!”, motivou ainda o obstetra Antônio Gabriel Teixeira que sempre acompanha o trabalho do grupo no Hospital Santa Terezinha.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas