21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Fórum da URI discute a crise política brasileira

teste
uri direito.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Na noite de terça-feira (17), os assuntos da 25° edição do Fórum das Ciências Jurídicas e Sociais, dentro das comemorações dos 25 anos do curso de Direito da URI, foram a ineficiência do direito penal e as licenças arqueológicas.

O primeiro tema foi analisado pelo professor Rodrigo Pardal, da Pontifica Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Pardal, que também é assistente jurídico do Tribunal de Justiça na capital paulista, abordou os principais motivos da ineficiência do direito penal, criticando a conceituação da função da penal privativa de liberdade.

Na sequência, o professor e empresário Everson Fogolari, de Erechim, que atua na área de arqueologia, discorreu sobre as licenças arqueológicas. Ressaltou que essa área apresenta um nicho de mercado, bem como a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural. 

Na quarta-feira (18), o evento comemorativo dos 25 anos do curso recebeu convidados para uma mesa-redonda que discutiram sobre o direito frente à crise política brasileira. O professor Gilmar Bianchi foi o mediador do debate que contou com a presença do juiz de Direito Juliano Rossi, diplomado pela URI; o promotor de Justiça Daniel Barbosa Fernandes; o professor e advogado Ricardo Giuliano Neto; e o procurador Rodinei Escobar Xavier Candeia.

Foram levantadas questões a respeito da importância do direito frente à crise política que está sendo vivenciada no Brasil. Observaram que a solução para o momento de incertezas tem seu início em debates como este, oferecido pelo Fórum, no qual os estudantes e futuros operadores do direito têm a chance de explorar o assunto e aprofundar seus conhecimentos.

Na mesma noite, o curso homenageou o ex-professor Glauber Serafini, falecido em janeiro deste ano. Foi apresentado um vídeo de um discurso do professor, gravado no ano passado pela turma 2012/2. A coordenadora do curso, Simone Gasperin de Albuquerque, salientou a importância do professor Glauber que deixou um legado exemplar para alunos, professores e à própria universidade. A família do ex-professor esteve presente e também foi homenageada.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;