Publicidade

Ensino

Uso de tecnologia em pesquisas de laboratório é tema de palestra na URI

Diplomado palestrou para o curso de Engenharia Química da URI

Gregori Rosinski é mestre em Engenharia e Ciências Térmicas
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O curso de Engenharia Química da URI Erechim realizou na quinta-feira (2), uma palestra técnica com o diplomado do curso de Engenharia Mecânica, Gregori Rosinski. A atividade ocorreu durante a disciplina de Aplicações Industriais do Calor e marcou a abertura das atividades do segundo semestre.

Gregori, que é Mestre em Engenharia e Ciências Térmicas, falou sobre suas pesquisas realizadas no desenvolvimento de tecnologia em trocadores de calor compactos no Laboratório de Pesquisa LABTUCAL/LEPTEN da Universidade Federal de Santa Catarina, tema de sua dissertação de mestrado recentemente defendida.

Ele relatou todas as etapas da pesquisa de desenvolvimento aplicadas na sua investigação, bem como principais resultados obtidos. Segundo Gregori, a tecnologia em estudo no laboratório, financiada pela Petrobras, apresenta grande campo de aplicações, principalmente no tratamento de limpeza e processamento do petróleo e pode trazer grandes melhorias nestes processos, bem como diminuição nos custos, pois trata-se de equipamento de tecnologia nacional.

 “A busca por melhorias e inovações na indústria deve ser constante. No projeto de pesquisa, em parceria com a Petrobras, está sendo desenvolvido um novo equipamento de modo a substituir outro existente em diversas plantas de extração de petróleo, mais eficiente e produzido nacionalmente. Com a participação em um projeto de tamanha relevância perante o setor de petróleo e energia, tive a oportunidade de caminhar por diversas áreas da engenharia que se fazem necessárias para o desenvolvimento de um produto, desde a fabricação e testes de pequenos protótipos, análise de viabilidade, até a consagração do projeto final, que será realizado nos próximos anos. Projetos de pesquisa e desenvolvimento devem ser incentivados, pois fazem a união entre empresas e universidades e trazem ganhos para ambos”, afirma Gregori.

Publicidade

Blog dos Colunistas