Publicidade

Ensino

URI é representada em congresso internacional

A professora Fernanda Camera do curso de Fisioterapia apresentou trabalho em evento sediado em Portugal

Professora Fernanda Camera representou a universidade no Congresso Internacional em Saúde
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A professora Fernanda Dal’Maso Camera, do curso de Fisioterapia da URI Erechim, participou do 10° Congresso Internacional em Saúde, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de julho, na Universidade do Minho em Braga, Portugal. Com o tema “Atividade Física e Saúde”, o evento reuniu mais de 600 pesquisas, de autores oriundos de nove países de três continentes. Foram 378 do Brasil, 220 de Portugal, 18 de Angola, seis de Espanha, cinco de França, quatro da Venezuela, dois dos Estados Unidos, um de Itália e um do Reino Unido.

Fernanda apresentou dois trabalhos: “Efeitos do Treinamento de Força no Músculo Gastrocnêmio e Tecido Cerebral de Animais Submetidos à Fumaça Crônica de Cigarro de Palha Comercial”, realizado em parceria com os professores Miriam Salete Wilk Wisniewski, Elvis Wisniewski, Silvane Souza Roman, Janesca Mansur Guedes, Mari Lúcia Sbardelotto, Alexandre Umpierrez Amaral e com os acadêmicos Priscila Perin Brusco, do Curso de Fisioterapia; Ana Cristina Roginski, de Farmácia; e Vitória Mariana Zanon Mosele, de Educação Física.

O segundo trabalho, “Efeitos da Fisioterapia Aquática sobre a Força Pulmonar de Indivíduo com Parkinson, foi realizado pelos professores do Curso de Fisioterapia, Miriam Salete Wilk Wisniewski, Karine Angélica Malysz, Elvis Wisniewski, Ana Lúcia Bernardo de Carvalho Morsch com os acadêmicos Isabeli Dias e Luciéle Kempka Szczotka.

O Congresso Internacional em Saúde teve origem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), no Brasil. A primeira edição foi sobre “Saúde e Envelhecimento”, em 2011. O segundo Congresso abordou “Meio Ambiente e Saúde”, em 2013; o terceiro foi sobre “Atenção Integral à Saúde”, em 2015; e a quarta edição discutiu “Inovação em Saúde”, em 2017. De acordo com a professora Fernanda, “foi excelente a oportunidade de participar deste congresso e, da mesma forma, representar a Universidade em um evento de grande relevância, que também oportunizou a troca de experiências com novos pesquisadores”.

Publicidade

Blog dos Colunistas