Publicidade

Estado

Governo divulga estimativas populacionais do Rio Grande do Sul

Estimativas são feitas pelo Departamento de Economia e Estatística da SPGG e permitem conhecer a evolução populacional

Estimativas são feitas pelo Departamento de Economia e Estatística da SPGG e permitem conhecer a evo
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A Secretaria do Planejamento Governança e Gestão (SPGG) divulga a nova série histórica das estimativas populacionais do Rio Grande do Sul e seus municípios relativas ao período 2010-2017. Com uma metodologia atualizada, os dados são compatíveis com as recém-lançadas projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revisão 2018, para o total do estado.

As estimativas municipais são efetuadas pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da SPGG e permitem conhecer a evolução populacional gaúcha, com segmentação de sexo e grupos etários em cada município, região ou Coredes do RS, com fins de planejamento para áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

Trata-se de um detalhamento que permite saber, por exemplo, quantas crianças, por idade, residem em cada município, possibilitando um melhor planejamento para campanhas de vacinação ou para a projeção das matrículas escolares. 

As estimativas, além de utilizarem a tendência de crescimento populacional dos municípios entre os censos demográficos anteriores, são produzidas também a partir dos registros de nascimentos e óbitos do estado, e de variáveis auxiliares, como o número de matrículas no ensino fundamental.  

Publicidade

Blog dos Colunistas