Publicidade

Ensino

“Criança e natureza: uma relação intrínseca”

Casinha na árvore
Casinha na árvore.jpg
espaço naturezaa.jpg
natureza.jpg
natureza2.jpg
natureza3.jpg
naturezaa.jpg
Por Da Redação - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Alunos da Escola Municipal Luiz Badalotti participaram do projeto “Criança e natureza: uma relação intrínseca”, partindo do tema “Natureza o quão essencial, área verde tão especial: assim nós usufruímos, brincamos e aprendemos no ambiente natural”. Por meio da iniciativa, que faz parte do programa de estágio de educação infantil da estagiária Ivone Snicheloto, acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e funcionária da escola, efetivou-se na instituição a construção de um espaço para interações e brincadeiras, tendo a criança como centro do planejamento.

Como a escola possui uma grande área verde, sendo um ambiente propício para aprendizagens a partir da natureza, foi estruturado uma casinha na árvore, balanço de corda na árvore, amarelinhas na grama com madeira, bancos com torinhas de madeira, pequena mesa rústica, espaço com pedras, tacos de madeira, elementos da natureza e pneus para plantio de flores. Sendo assim, as crianças podem viver ainda mais experiências que segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil “incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza”.

A estagiária explica suas motivações com o projeto destacando que o aprendizado que teve na universidade defende que “precisamos levar o que faz significado para as crianças e ver a alegria delas, da escola com o ambiente sonhado, sendo realizado é extremamente gratificante”, resumiu, ao agradecer os envolvidos para a efetivação do projeto. Da mesma forma, a equipe diretiva também agradeceu Ivone pela iniciativa.

Publicidade

Blog dos Colunistas