Publicidade

Erechim

Campanha Outubro Rosa promete intensa programação

Atividades estão sendo desenvolvidas desde setembro e seguem até o mês novembro

Campanha Outubro Rosa
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Depois da abertura do Outubro Rosa, evento ocorrido na Universidade Regional Integrada em setembro, uma ampla programação foi desenhada para incentivar o cuidado com as doenças das mulheres.  A campanha está sendo desenvolvida por meio de uma parceria com o gabinete da primeira-dama, e as Secretarias da Saúde e Assistência Social.

Na próxima segunda-feira (8), acontece uma roda de conversa com o tema “gênero”, no CREAS a partir das 14h. O evento visa à participação de pais ou responsáveis de adolescentes em situação de medidas sócio educativas.

Dia 15 tem o “Dia D” na UBS de Capo Erê, com ações voltadas ao público feminino. A programação inicia às 13h30 e segue até as 16h. Também entre os 15 a 19 o Centro de Referência da Mulher – junto a UPA – ampliará o seu horário de atendimento, até às 19h para a coleta do exame preventivo do colo de útero, solicitação de mamografia, testes rápidos de HIV e Sífilis, como as devidas orientações. A ação é destinada a mulheres que, por algum motivo, não conseguem realizar seus exames nos horários de atendimento das UBS.

Já no dia 17, ocorre o “Dia D da Beleza”, destinado aos funcionários da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Dia 19 tem Ação Cooperada na Praça da Bandeira, às 13h30. A promoção é das primeiras-damas da Amau e parcerias. No mesmo dia acontece a palestra sobre Câncer de Mama e Autocuidado com a médica Paula Tozzati, como local o Espaço Santa Terezinha a partir das 10h, e a palestra sobre Câncer de Mama e Autocuidado com a médica Daniela Cavalli no Espaço Santa Terezinha a partir das 16.

Dia 20 tem o Dia D de orientação as mulheres, momento em que acontece a coleta de material para exame de Papanicolau, sorologia para HIV e sífilis, solicitação de mamografia e orientações em saúde um todas as UBS das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Como público alvo, todas as mulheres, preferencialmente as que estejam na faixa etária de 25 a 69 anos. Nas UBS Centro, Progresso e Atlântico será realizado os testes rápido de HIV e sífilis. Nas demais UBS somente a coleta de sorologia para HIV e sífilis pelo turno da manhã. Ainda no mesmo dia, Dia D de Orientações as Mulheres, com ações de sensibilização, orientações e informações na Esquina Democrática das 8h30 às 11h30. Como público alvo a população em geral.

No dia 21 acontece o Festival de Coros Femininos no Salão de Atos da URI com horário às 18h. Como público alvo a população em geral numa promoção do Coro da URI. A UBS Jaguaretê também terá sua atividade no dia 22, das 13h30 às 16h, na UBS local, para a comunidade em geral.

Dia 23 tem o Dia D na UBS Prisional, com ações voltadas ao público feminino privado de liberdade, das 13h30 às 16h, na Unidade de Saúde Prisional.

Nos meses de setembro, outubro e novembro ocorre a coleta de preventivo do colo de útero, com a solicitação de mamografias e orientações nas entidades, indústria e outros, conforme solicitação. A parceria será com os acadêmicos da saúde.

De 02 a 31, haverá a intensificação das ações referentes aos temas propostos no mês. Os agentes comunitários de saúde e as visitadoras do PIM irão abordar os temas, sensibilizando as mulheres que estão realizando seus exames periodicamente.

O gabinete da Primeira Dama estará visitando os departamentos da prefeitura, sensibilizando os colaboradores sobre a importância do movimento.  

 

Publicidade

Blog dos Colunistas